Sono é um grande responsável pelo desenvolvimento do bebê

De acordo com a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e a higiene do bebê. É neste momento em que o corpo libera os hormônios de crescimento, além de colaborar no desenvolvimento intelectual.

Enquanto as crianças dormem, elas aprendem a falar, engatinhar, caminhar e até comer sozinhos! Afinal, é nesse momento que elas solidificam seus aprendizados. Outras pesquisas garantem também que, respeitando o tempo recomendado para cada faixa etária, o sono está associado com a melhora na memória, controle emocional, comportamento e atenção.

Para um recém-nascido é importante estabelecer uma rotina na hora de dormir. Indicamos sempre um banho quente, colocar um pijama, mamar e ir para a cama. Nos primeiros meses você até pode deixar que o bebê pegue no sono enquanto mama, mas depois do terceiro mês o recomendado é colocar o bebê acordado no berço para que ele aprenda a dormir sozinho. Mas, na verdade, o ideal é que cada família descubra a rotina que melhor funciona para ela.

Até os três anos é indicado que a criança tenha o período da soneca durante o dia, pois relaxa e aumenta a sua disposição. A partir dos dois anos o cochilo acontece apenas uma vez e não deve passar de uma hora. E aos quatro anos, em média, já não há necessidade desse sono.

Lembrando sempre que isso pode mudar de criança para criança. Não quer dizer que seu filho completou quatro anos e não pode dormir um pouquinho durante o dia, mas reforço que deve ser diferente do sono da noite.

Há fatores negativos para a criança que não dorme o tempo ideal para a idade. Elas podem apresentar problemas no desenvolvimento físico, no fortalecimento do sistema imunológico, na consolidação da memória e dificuldades no relaxamento muscular.

Por isso a importância de manter sempre uma rotina no período da noite para que o corpo acostume com aquele horário. Minha dica é: durante o dia, deixe a luz acessa e sons ambientes em níveis normais. Já no período da noite é preciso apagar a luz ou deixar uma luz noturna e o local mais silencioso.

Autor Daniela Cunha

mãe da Isabela e da Melissa, Pediatra da Vacine Clínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *