Mês de maio tem debate sobre saúde mental materna na Câmara de Jundiaí

saúde mental materna

Uma a cada quatro mulheres sofre de depressão pós-parto no Brasil. Esses são dados fornecidos pela campanha nacional Maio Furta-Cor, trazida para Jundiaí pelo vereador Faouaz Taha. No próximo dia 9 de maio, às 9h30, será realizado encontro sobre o tema da saúde mental materna no plenário da Câmara de Jundiaí, por iniciativa do parlamentar que tem projeto de lei sobre o assunto em trâmite na Casa. A reunião será aberta ao público e contará com a presença de autoridades convidadas, representantes do Poder Público e de psicólogas especializadas para que seja feita uma sensibilização sobre a campanha. Faouaz já é autor de leis pela saúde mental, como a que instituiu o ‘Setembro Amarelo’, o mês de prevenção do suicídio na cidade desde 2017.

“Recebi essa sugestão das psicólogas Ariele Correia e Geane Barbosa e, prontamente, achei o tema muito necessário. Sou pai e acredito que todos nós devemos nos interessar em aprender, somar e agregar, não somente no dia a dia, mas em políticas públicas que atendam as mães e suas necessidades”, afirma Faouaz.

A campanha de conscientização ‘Maio Furta-Cor’ já existe nacionalmente e, conforme os princípios divulgados por especialistas no tema, o objetivo deste debate é, sobretudo, sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna; promover ações de conscientização em saúde mental materna baseadas em evidências científicas e estimular a construção de políticas públicas que as representem. “Neste encontro, queremos ouvir mães e profissionais, além dos agentes do poder público sobre de que forma já estamos atentos às inúmeras questões que envolvem a maternidade no nosso município. Para, então, juntos seguirmos fortalecendo essa consciência e novas ações, se necessárias”, reforça o vereador.

“Sou mãe e senti na pele a depressão e a ansiedade que chegaram junto com o nascimento dos meus filhos. A maternidade é algo muito solitário e nos adoece em muitos lugares internos. É essencial a construção de políticas públicas que deem conta da saúde mental materna e ações que sensibilizem a sociedade para essa pauta tão urgente e necessária. O vereador Faouaz não mediu esforços e abraçou a causa e trouxe para o nosso município a visibilidade da campanha”, relata a psicóloga Geane Barbosa.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *