‘Ateneu’ e ‘Contos de Enganar a Morte’ estão na programação de abril do Clube de Leitura

Clube de Leitura
Divulgação

No dia 26, quarta, às 19h30, na biblioteca do Sesc Jundiaí, os participantes do clube de leitura ‘Cai na Prosa’ poderão bater um papo com o renomado professor e escritor Douglas Tufano sobre a obra ‘O Ateneu’, de Raul Pompéia. A atividade conta com a mediação da professora de literatura e especialista em História da Arte, Isabella Tramontina.

O encontro pretende, a partir da narrativa do livro, trazer reflexões sobre a escola como instituição e suas dinâmicas políticas e culturais, convidando o leitor a analisar o seu papel como aluno, traçando um diálogo entre o contexto de 1888, ano de publicação da obra, e as experiências escolares da atualidade no Brasil.

No dia 29, sábado, às 14h30, os pequeninos do Clube ‘Primeiras Leituras’ e seus responsáveis, pais, tios, avós, entre outros, vão mergulhar nas histórias do livro ‘Contos de Enganar a Morte’, na presença de Ricardo Azevedo, escritor, ilustrador e pesquisador paulista, autor de vários livros para jovens e crianças – alguns publicados com textos autorais, outros com narrativas da tradição oral brasileira recontadas por ele.

Com mediação da contadora de histórias Vivian Catenacci, a conversa com o autor vai abordar suas pesquisas literárias, seu processo de reconto com as suas palavras e as composições de versos que dão ritmo e nova vida à narrativa e à criação das ilustrações com seu estilo tão característico da cultura popular brasileira. Será um grande presente do Clube para os pequenos leitores.

Sobre

Cai na Prosa
Cai na Prosa é um clube de leitura que tem como objetivo promover a discussão de obras literárias pertencentes a diferentes contextos de produção. São parte de lista de leituras obrigatórias de vestibulares e conteúdo abordado em exames do ensino médio. Os encontros abordarão as principais características de estilo, temas, personagens e inquietações de cada autor.
__

Douglas Tufano
Douglas Tufano é professor e escritor, apaixonado por ressignificar as experiências dos estudantes acerca da literatura, tornando-a mais acessível.

Isabella Tramontina
Graduada em Letras e especialista em História da Arte, leciona as disciplinas de Literatura, Redação, Leitura.

Primeiras Leituras
Um clube de leitura para as crianças. Uma experiência coletiva e colaborativa, que considera a urgência da democratização do acesso aos livros e incentivo à leitura como hábito desde a infância.

Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo é escritor, ilustrador, compositor e pesquisador paulista, autor de vários livros para jovens e crianças.

Vivian Catenacci
Vivian Catenacci é antropóloga, mãe brincante, artista narradora e escutadeira de histórias.


Como funcionam os Clubes

• As obras indicadas estão disponibilizadas na biblioteca do Sesc Jundiaí;

• Os encontros são mensais e presenciais;

• Todas as pessoas podem compartilhar impressões de leitura com o grupo.

Primeiras Leituras

• O clube é gratuito e indicado para crianças a partir de 6 anos de idade;

• As crianças leitoras podem convidar pais, tios, avós, entre outros;

• Para participar, basta fazer a inscrição na biblioteca até 30 minutos antes do início da atividade.


Cai na Prosa

• O clube é gratuito e indicado para estudantes do ensino médio e aberto para todas as pessoas interessadas em literatura; • Para participar não é necessário se inscrever.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *