Blues puerperal e depressão pós-parto: procure ajuda!

Imagem: freepik

São três tipos de transtornos psiquiátricos que podem acometer as mulheres após o parto, o mais comum é a tristeza pós-parto, conhecido também como “blues” puerperal. E cerca de 60% das mamães apresentam nos primeiros dias de vida do bebê por conta das mudanças hormonais bruscas e se caracterizam pelas oscilações repentinas de humor, perda do apetite e sentimento de solidão.

Na depressão e na psicose pós-parto os sintomas são mais intensos e podem durar por meses. Cerca de 10% das mulheres sofrem com a falta do interesse sexual, perda ou ganho de peso, sentimento de incompetência, baixa autoestima e isolamento social. No caso da psicose, a mãe pode até apresentar insônia, alucinações, agitação, raiva, até mesmo início de transtorno bipolar.

A depressão pode ocorrer pela queda brusca de hormônios quando a placenta sai, aumentando a quantidade de enzima monoamina oxidase no cérebro. Essa enzima quebra os neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, todos eles responsáveis pelas células nervosas e pelo nosso bom humor.

Mães com conflitos pessoais, instabilidade profissional ou com a gravidez não planejada, podem apresentar uma chance maior de desenvolver algum dos transtornos.

Na maioria das vezes , não existe tratamento preventivo, infelizmente. O importante é procurar ajuda e empatia. Dependendo do caso, algumas noites bem dormidas e acolhimento da rede de apoio ajudam a resolver o problema.

Outros casos exigem o acompanhamento de um profissional com terapia ou até mesmo com antidepressivos.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *