O phubbing está prejudicando as nossas relações com as crianças

Freepik

O neologismo phubbing é um termo moderno que mistura as palavras phone (telefone) e snubbing (esnobar), do inglês. Basicamente é aquele momento em que paramos de prestar atenção em tudo porque estamos sugados pelo nosso celular.

Seja sincera com você mesma: quanto de phubbing está acontecendo em seu dia? Quem você está ignorando por causa do celular? Que momentos está perdendo porque parou para dar aquela “olhadinha” nas mensagens?

Agora vamos fazer o caminho inverso: tente conversar algum assunto importante com alguém que não está prestando atenção em você por causa do celular. Qual é a sensação que você tem? Você gostaria que seus filhos criassem esse sentimento em relação a você?

Quando fazemos isso, por mais “rapidinho” que seja, acabamos deixando a criança mais irritada, mais chorona e mais dependente, porque ela sente que é necessário ficar lutando pela sua atenção o tempo todo.

Eu sei que na prática a vida engole a gente, a nossa casa virou escola e escritório, a saúde mental de todo mundo está desconfigurada (nem as atletas olímpicas se salvaram dessa!) e as redes sociais funcionam como fuga e reencontro. Eu também estou vivendo nesse caos, não se enganem.

O que eu tento fazer aqui em casa é guardar o celular em algum armário fechado, ou deixar carregando em outro cômodo, bem longe, para não cair na tentação de olhar.

Eu também reservo momentos de dedicação exclusiva a meu filho. Marco na agenda, como um compromisso tão importante quanto os outros.

Olhar nos olhos – e não na tela – demonstra presença, importância e respeito. E estar inteira no tempo com as crianças é parte fundamental da construção de vínculo.

Autor Bárbara Caparroz

Mãe do Joaquim, Educadora Parental, comunicadora social e estudante de pedagogia. A maternidade me virou do avesso, mas foi assim que a vida me permitiu olhar para dentro de mim mesma e chegar onde estou hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *