Especial Mães: Meu filho venceu o câncer

Depoimento de Juliana Souto

Em novembro do ano de 2011 o Matheus começou a ter febre consequência de uma dor de garganta onde foi medicado no pronto socorro. Após uns dois dias ele começou a reclamar de dores nas costas, até achei que era algum efeito da injeção que tomara antes, mas dia a dia esta dor aumentava e eu fui ficando aflita.

Quando a dor passou para uma perna veio a primeira internação, foram realizados alguns exames ele foi liberado para casa com um antibiótico. Mais  alguns dias e novamente: dores! Só que desta vez mais forte e já espalhada por várias regiões do corpo.

Na época ele estava com cinco anos e a dor era tão forte que ele gritava quando eu tentava pegá-lo no colo. Foi quando veio a segunda internação, exames e mais exames e quatro dias angustiantes, mas fui amparada por uma amiga médica. Ela acompanhou tudo e fez a indicação para o exame mielograma.

Numa sexta-feira, precisamente dia 02/12 daquele ano, veio diagnóstico do hospital Grendacc: era LEUCEMIA! E pra complicar ele estava com princípio de pneumonia e teve que ir direto para UTI. Naquele momento o chão se abriu, meu mundo desabou, a dor de mãe que senti e queria de toda forma poder acabar com tudo aquilo. Passei uns dois dias revoltada. Tenho a graça de ser uma pessoa de fé e ter tido apoio de familiares, muitos amigos e uma equipe médica e de enfermagem maravilhosa. Com tudo isso, e com o passar dos dias, Deus foi acalmando meu coração e tive que tomar uma decisão: ou ficava culpando Deus e o mundo por tudo aquilo, ou ajudava meu filho a vencer o câncer.

Claro que escolhi lutar com meu filho. Saí do meu trabalho para me dedicar 24 horas por dia a cuidar do Matheus. Foram 29 dias de internação, depois meses complicados, angustiantes, de incertezas e medos. Ele ficou 11 meses isolados, sem ir a escola, sem brincar com outras crianças só ia para o hospital, foram inúmeras sessões de quimioterapias, remédios, antibióticos e radioterapias. Ali criamos uma família onde somos gratos até hoje a todos profissionais e a todos amigos que o Grendacc nos trouxe.

Durante este período consegui realizar um sonho dele. Apaixonado por futebol, tive a oportunidade de levá-lo a uma visita ao Santos Futebol Clube onde conheceu seu ídolo Neymar. Foi um dia muito especial pra todos nós. Tentei realizar todos os sonhos que ele tinha e tornar os momentos tão dolorosos em alegria.
Após estes longos meses chega a fase de manutenção e a volta ao convívio social e escolar. Feito o exame na medula foi constatado que ele tinha vencido a doença, mas como protocolo tinha que seguir o tratamento até o fim, então ele passou mais um ano e meio de quimioterapia mensal para o término do tratamento.

Foi então que no dia 02 de junho de 2014 ele fez a última quimioterapia e pudemos comemorar o renascimento e uma grande vitória. A vida nos ensinou a ser fortes, a não fugir da luta. Não foi nada fácil, vimos muitas crianças partirem e mães sofrendo, mas acreditamos que cada um tem uma história a ser cumprida aqui.

Hoje o Matheus está com doze anos, curado e há quase quatro anos sem quimioterapia! Uma criança especial e querida por todos, vive normalmente como qualquer um da sua idade. O testemunho de tudo que passei que gostaria de dar é: confie em Deus, pois Ele pode o impossível e sabe o que é melhor pra cada um. Ele cuida de nós do início ao fim!

Ame sua rotina, curta cada segundo da vida dos grandes momentos até os pequenos, é tudo precioso! Não reclame da vida ela, é o nosso bem maior! Agradeça todos os dias por sua saúde e de sua família, pois a saúde é tudo! Faça sempre o bem sem saber a quem! Convivi com muitos voluntários e este ato de amor é maravilhoso e ajuda muita gente!

Hoje me tornei uma voluntária, pois sei o quanto nos fortalece e como fazer o bem às pessoas faz bem ao coração.

Se eu entendi o que aconteceu com o meu filho? Claro que não e provavelmente nunca vou entender, mas tenho a certeza que amor de MÃE é INCONDICIONAL e eu escolhi lutar por ele.

Leia também:

Especial Mães: A maternidade não estava nos planos

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

1 thoughts on “Especial Mães: Meu filho venceu o câncer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *