Amamentação: A perfeita síntese entre amar e alimentar

Amamentar traz muitos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. É uma incrível maneira de criar intimidade e construir uma linda história de amor entre os dois.

O leite materno possui absolutamente todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver bem.
A criança não precisa de mais nada além, nem mesmo água, nos primeiros seis meses de vida.

E após esse período, mesmo com a introdução alimentar, o leite materno continua a ser cheio de propriedades benéficas para a saúde do bebê.

Pesquisas mostram que o leite da mãe possui anticorpos (uma espécie de “vacina” natural) que protegem a criança contra infecções como gastroenterites (doenças com ocorrência de diarreia), pois contêm probióticos; doenças respiratórias, infecções urinárias e de ouvido. O leite materno possui ainda ácidos graxos que contribuem para o bom desenvolvimento do cérebro do bebê.

O aleitamento reduz o risco do bebê ter doenças mais graves como diabetes, e diminui o risco de obesidade infantil e problemas alérgicos como asma, dermatites, alergias alimentares e alergia à proteína do leite (APLV).

Além disso, quando o bebê adoece ou fica indisposto, muitas vezes o leite materno é a única coisa que ele aceita. Assim, quando se amamenta é mais fácil manter o bebê hidratado, alimentado e reconfortado nas fases em que ele está doente.

Amamentar também deixa a mãe saudável. A amamentação colabora para a perda do peso adquirido durante a gravidez e reduz o risco de diabetes, câncer de mama e de ovário.

E por fim, outros dois grandes benefícios em amamentar são: a praticidade em não precisar levar alimentos para todo lugar que mãe e bebê tiverem que ir e a economia, pois o leite materno não custa absolutamente nada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, com base em estudos científicos, recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e a manutenção da amamentação até acima de dois anos de idade.

Vale lembrar que, para as mães que não amamentam , seja porque não querem ou porque não podem, fica indicado o uso de fórmulas infantis especificas para a faixa etária da criança e não o leite de vaca comum. Elas também são capazes, claro, de construir laços afetivos, duradouros e de criar crianças saudáveis.

Amamentar nem sempre é uma tarefa fácil principalmente nos primeiros dias de vida do bebê e para essa questão já existem profissionais especialistas no assunto, também conhecidos como consultores de amamentação, que oferecem assessoria e orientação para esse momento tão especial da vida da mamãe e do bebê. Busque por um, caso haja dificuldade.

Vale procurar ajuda e se informar sempre que possível, afinal, amamentar é a perfeita síntese entre amar e alimentar.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *