Comitê das Crianças está com inscrições abertas

Comitê das Crianças

O Comitê das Crianças de Jundiaí está com inscrições abertas para sua composição no ano de 2024. Os responsáveis pelas crianças interessadas podem fazer a inscrição gratuita até o dia 29 de fevereiro, por meio de formulário on-line.

Podem se inscrever crianças residentes no Município e matriculadas em escolas tanto da rede pública municipal quanto da rede particular, que tenham em março, no mínimo, nove anos completos e, no máximo, dez anos e três meses – ou seja, nascidas entre 2013 e março de 2015.

A seleção dos inscritos será feita por sorteio – a ser realizado no dia 08 de março, às 11h30, na Fábrica das Infâncias Japy, equipamento cultural localizado na vila Arens e que é a sede do Comitê. Os inscritos não deverão ir ao local do sorteio para acompanhá-lo, pois o mesmo será feito eletronicamente e com transmissão ao vivo pelo canal da Cultura no YouTube.

O Comitê conta com 25 vagas, divididas igualmente entre meninos e meninas e somadas à vaga exclusiva de uma criança sorteada entre as que declaram ter algum tipo de deficiência – demanda, inclusive, que surgiu dentro das discussões do próprio Comitê. O sorteio é feito para as vagas disponíveis após o remanejamento de crianças que já fazem parte do Comitê e, estando dentro da faixa etária permitida, demonstrarem interesse em prosseguir no grupo. No grupo de 24 – 12 meninos e 12 meninas -, deverá haver quatro crianças de cada uma das seis regiões em que se divide o Município.

“O Comitê das Crianças integra o eixo ‘Promover a Participação’ do programa municipal Cidade das Crianças. Este ano, o grupo chega à sua sexta composição, pois já em 2018, quando o Município aderiu à Rede de Cidades das Crianças, estivemos atentos a uma das frentes de atuação mais preconizadas pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede, que era o direito que as crianças têm de ser escutadas, sendo, inclusive, um compromisso que os Países signatários da Convenção sobre os Direitos das Crianças das Nações Unidas”, explica o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é o ponto focal do programa Cidade das Crianças e quem faz a mediação dos encontros do grupo.

A sede dos encontros do grupo é a Fábrica das Infâncias Japy. Assim como em todas as atividades do Comitê, o cronograma de encontros ordinários das crianças deverá ser quinzenal, às terças-feiras, no período noturno. Estão previstas ainda atividades extraordinárias – também com participação voluntária – em outras agendas, como programações culturais e festivais.

Entre essas atividades, está confirmada a participação do prefeito Luiz Fernando Machado em, pelo menos, dois encontros: o primeiro do grupo no início do ano e no último do ano, ocasião em que as crianças formalizam ao chefe do Executivo a entrega do documento com seus pedidos e sugestões para que Jundiaí se torne, cada vez mais, a Cidade das Crianças.

“E as primeiras cinco composições do Comitê colecionam uma série de indicações acolhidas pela Prefeitura. Um deles foi o pedido para que as crianças tivessem um espaço cheio de brincadeiras, inclusive com água, concretizado com a construção do Mundo das Crianças. Outro foi o pedido para que tivessem um dia do ano letivo para poder brincar, consolidado com o Dia do Brincar. Pediram também que houvesse mais arborização na cidade, e agora temos o programa Pé de Árvore. E só para citar mais um, elas pediam redução da velocidade dos veículos e foi aí que surgiram as Áreas da Infância e o “De Olho na Faixa”, zonas de velocidade reduzida no entorno das escolas”, acrescentou Peroni.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa Cidade das Crianças ou na edição 5405 da Imprensa Oficial do Município.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *