Em primeira reunião realizada na Câmara de Jundiaí nesta semana, os vereadores Faouaz Taha e Quézia de Lucca iniciaram discussão sobre projeto de lei que trate de políticas públicas voltadas às crianças e jovens diagnosticados com altas habilidades e superdotação no município. Na ocasião, compareceram pais de crianças com esse perfil, além de representantes das redes municipal e estadual de ensino e outros especialistas no tema. Novas reuniões ainda devem ser feitas para que o trabalho seja feito de acordo com as necessidades apontadas pelos pais e as próprias crianças.
“Fui procurado por famílias que têm crianças com superdotação justamente para falarmos dos desafios vividos por elas. Muitas vezes achamos que estamos lidando com pequenos gênios e que eles só têm benefícios na vida, mas hoje entendemos que não é isso. Como toda criança que se sente diferente, elas precisam ser ouvidas e acolhidas emocionalmente”, afirma o vereador Faouaz que tomou a iniciativa pelo grupo de estudo.
No debate, os pais esclareceram que muitas vezes, as crianças se sentem deslocadas no ambiente escolar ou social. Também foi discutida a questão do acesso aos testes para diagnóstico preciso sobre as altas habilidades, entre outros pontos. “Foi um bate-papo muito positivo em que pudemos ouvir os pais presentes. Queremos ampliar o debate, antes do projeto ser escrito e votado. Faremos quantas ações forem necessárias para contemplar de fato as necessidades desse público e, acima de tudo, darmos visibilidade ao tema na sociedade”, ainda comenta Faouaz.
Além de Faouaz, Quézia, participaram da reunião o gestor adjunto de Governo e Finanças, Jones H. Martins; Laércio Santos da Diretoria de Ensino Região de Jundiaí; Elaine Cristina Baptistella, do Departamento de Educação Inclusiva da Unidade de Gestão de Educação.