Evento gratuito promove discussão sobre Paternidade Ativa

paternidade ativa
Freepik

Pesquisa da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-BRASIL) mostra que o percentual de crianças registradas com “pai ausente” chegou a 6,9%, sendo um novo recorde. Os dados coletados são referentes ao primeiro semestre deste ano. Por mais naturalizado que seja, não é saudável uma criança crescer sem a presença paterna. Contudo, ainda se discute pouco sobre este assunto.
 

Na próxima terça-feira, dia 29 de agosto, será realizada mais uma palestra gratuita, online e aberta ao público em geral do Calendário de Diversidades, promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva. O tema desse mês é Paternidade Ativa e os Entraves do Machismo, justamente por conta da data comemorativa de Dia dos Pais. Entre os convidados estão Renato Viotti Corrêa e Maicom Marques de Paula.
 

Renato é psicólogo e, além de realizar atendimento clínico, ajuda grupos voltados para homens. Já Maicom de Paula é assistente social, mestre em promoção da saúde e prevenção da violência, diretor do CRESS (Conselho Regional de Serviço Social de Minas), presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Divinópolis – MG, e pai solo através da adoção.
 

O calendário da diversidade foi pensado como um movimento de trazer a discussão de temáticas relevantes socialmente para dentro do ambiente acadêmico. Caracterizado por ser uma roda de conversa, o evento é online, com duração de uma hora e conta com emissão de certificado.
 

Segundo Marley Marques Zeferino, que atua no Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro Universitário Newton Paiva, é necessário refletir acerca do papel do homem na criação dos filhos e como essa vivência vem se modificando a partir das novas formas de performar a masculinidade. “É preciso pontuar as diferenças entre ser pai e ser um pai ativo. O primeiro se trata de ser o progenitor ou prover financeiramente. Já o segundo é sobre também participar dos cuidados diários, criando e promovendo vínculos afetivos. Isso porque tanto o pai quanto a mãe ajudam a moldar os valores da criança e precisam oferecer segurança e apoio para se tornar alguém completo em si mesmo”, explica.

Serviço:

Calendário da Paternidade ativa e os entraves do machismo

Data: 29/08, às 18h

Local: Online

Inscrições: pelo Sympla

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *