Que tal ser doador de Medula Óssea? Tem campanha de cadastro em Jundiaí!

Divulgação

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Estes dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) reforçam que, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances de salvar vidas, já que o transplante de medula óssea, para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue, é a única esperança de cura.

Embora quem já seja cadastrado possa ser doador até os 55 anos, o limite de idade para novos cadastros foi alterado de 55 para 35 anos. Entre os motivos da mudança, segundo o Redome, está a indicação, por estudos científicos, de que doadores mais jovens melhoram os resultados do transplante com doador que não seja parente. “A partir da mudança da idade limite de 55 para 35 anos para o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea feita pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 685, de 16 de junho de 2021, conseguir o engajamento dos mais jovens a partir dos 18 anos para se tornarem doadores voluntários se tornou o fator mais importante nas campanhas”, explica Nadia Maria Rozon, coordenadora da campanha a ser realizada em 6 de maio no Espaço Jundiaí Empreendedora, no 3º piso do Maxi Shopping Jundiaí, em parceria com o Hemocentro da Unicamp.

Cada hemocentro possui uma cota de cadastramento, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para esta campanha, serão 400 cadastros.

Quem pode ser doador?
Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). O uso de máscaras é obrigatório. No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.

O resultado do exame e os dados pessoais serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o doador será convocado para fazer novos exames. Uma vez confirmada a compatibilidade e o estado de saúde do doador, ele será convidado a fazer a doação.

Serviço: Campanha de Doação de Medula Óssea
Dia 06/05/23, das 10 às 14 horas
Espaço Jundiaí Empreendedora – Maxi Shopping Jundiaí – 3º piso
Av. Antonio Frederico Ozanan, 6000 – Vila Rio Branco
Instagram: @medula.jundiai e Facebook: www.facebook.com/medula.ossea.37

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *