“Do Poly para as crianças”: Espetáculos encerram a programação de férias

Divulgação

As ações culturais gratuitas para crianças em período de férias escolares desenvolvida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), “Férias na Cultura”, traz neste final de semana para o palco do Teatro Polytheama, dois espetáculos de teatro infantil, sucesso de público e de crítica: “Simbad, o Navegante” e “Maria e os Insetos”, encerrando a programação “Do Poly para as crianças”, que este ano reuniu cinco companhias teatrais de reconhecimento nacional.

Segundo o diretor do teatro, Wagner Nacarato a programação de férias no Polytheama é sempre esperada por pais e cuidadores, mas principalmente pelas crianças. Na elaboração da programação desse ano “Do Poly para as crianças”, a UGC também quis contemplar os atores da cidade, que estão acompanhando o trabalho dessas companhias, reciclando assim seus conhecimentos.

Os espetáculos

No sábado (28), o público vai acompanhar os atores do Circo Mínimo no espetáculo “Simbad, o navegante”.  As aventuras de Simbad são, na verdade as aventuras da humanidade, e não apenas as de um herói. Essa criação do Circo Mínimo tem direção de Carla Candiotto, o palhaço Ronaldo Aguiar e Rodrigo Matheus no elenco.

Quem conta a história de Simbad são dois artistas de rua que se confrontam o tempo todo, na clássica situação da dupla de palhaços – dois artistas mambembes que vão de cidade em cidade, de praça em praça, contando suas histórias e sempre brigando, para ver quem fará o herói. Essa disputa conduz o humor, mas nunca os permite esquecer de contar a história. Com sua carroça e as técnicas que o circo lhes ensinou, eles usam bambus para criar animais imensos, barcos, pássaros, serpentes, elefantes, desfiladeiros, ilhas.

“Simbad” foi o espetáculo mais premiado de 2015 em São Paulo, recebendo os prêmios São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (antigo Coca-Cola Femsa) de Melhor Espetáculo do Ano, Melhor Direção (Carla Candiotto), Melhor Ator (Ronaldo Aguiar) e Melhor Iluminação (Wagner Freire). Foi o Melhor Espetáculo do ano segundo o jornal O Estado de São Paulo e segundo melhor espetáculo segundo o Jornal Folha de São Paulo. Em 2020, ganhou o Prêmio de Melhor Espetáculo Infantil no Festival on-line da cidade de Rolante, no Rio Grande do Sul.

Já no domingo (29), será a vez da Cia. Delas de Teatro, apresenta o espetáculo “Maria e os insetos”. No final do século XVII uma mulher decide explorar sozinha as enigmáticas florestas tropicais do Suriname. Lá ela encontra calor, umidade, plantas exóticas e.… insetos! O que para alguns era motivo de repulsa, para ela era material de pesquisa. Seu olhar e paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. A vida de Maria nos fala sobre determinação, coragem e persistência.

Com direção geral de Thaís Medeiros (diretora revelação do ano de 2019 no Prêmio APCA de Teatro Infantil e Jovem), dramaturgia da Companhia Delas de Teatro e com Fernanda Castello Branco, Julia Ianina e Paula Weinfeld no elenco, “Maria e os insetos” é o segundo espetáculo da trilogia Mulheres e Ciência, na qual a companhia conta para crianças e adultos histórias de vida de mulheres que mudaram o curso da ciência.

Seguindo o mesmo princípio que inspirou o espetáculo “Mary e os Monstros Marinhos”, a vida de Maria Sybilla Merian e seu material de estudo serviram como base para a criação de um espetáculo lúdico, que une uma linda história de vida ao magnetismo da ciência e seus desafios. 

Os ingressos – dois por pessoa –  para os espetáculos podem ser retirados na bilheteria do Polytheama sempre um dia antes das apresentações a partir das 10h30, ou pela internet pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí 176 – Centro. Mais informações (11) 4586-2472.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *