Como regular a rotina de sono das crianças com a volta às aulas

Divulgação

Com o fim das férias, é necessário reconectar, progressivamente, a rotina de sono das crianças. Para os que dormem pouco e acordam tarde, é hora de fazer uma pausa e dar aquele “alô” para a realidade. Especialistas indicam que a adaptação dos horários seja feita ainda durante os dias livres, para que as crianças não fiquem com sono durante as horas na escola.

Ter uma rotina de sono é um dos fatores de grande contribuição para o adequado aproveitamento escolar das crianças. O momento do sono é importante para a aprendizagem, pois é nesse descanso que o cérebro organiza as informações recebidas nas atividades diárias e faz a consolidação dos conteúdos aprendidos.

De acordo com a psicóloga e orientadora educacional do colégio campineiro Oficina do Estudante, Isabela Rovere, um grande exemplo disso é no registro da memória e aprendizado: “podemos comparar o nosso cérebro com um computador, e o sono representa uma limpeza de disco. Dormir fará com que o cérebro assimile o que foi aprendido ao longo do dia e, através da assimilação com conteúdo e experiências já vivenciadas, tenha uma limpeza geral das informações que devem ser guardadas e aquelas que podem ser descartadas, de forma que possa então receber novas informações no dia seguinte” afirma a profissional.

De acordo com a especialista, alguns hábitos podem ajudar a ter um sono melhor, como:

1. Durante a noite, opte por refeições mais leves e nutritivas, que não gerem desconforto durante o sono. Por outro lado, as crianças devem estar bem alimentadas e sem fome. Ou seja, tudo é equilíbrio!

2. Prepare um ambiente que favoreça o relaxamento. Um quarto silencioso, escuro e com temperatura agradável permitirá um sono de maior qualidade para a criança.

3. Antes de dormir é importante que a criança esteja tranquila, portanto, evite atividades e brincadeiras com muita agitação antes do sono. Isso também vale para equipamentos e jogos eletrônicos. O ideal é que a criança tome banho, ouça músicas calmas ou leia um livro.

4. Atente-se ao horário de dormir e ao tempo destinado ao sono. Organizar uma rotina com horário fixo e que permita que a criança descanse por um tempo adequado é fundamental. Aos poucos, o corpo vai sendo treinado e dormir sempre no mesmo horário, torna-se um hábito.

Lembrando que restaurar a rotina de sono é um desafio que deve ser encarado em família, inclusive pelos adolescentes e adultos. Uma vez que, a rotina de sono regularizada, proporciona melhorias de saúde e desempenho não somente para os pequenos, como para todas as pessoas. 

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *