O mês das crianças no Sesc Jundiaí está recheado de atrações gratuitas

Acervo_Unsquepensa

Outubro chegou e está repleto de atrações, todas gratuitas, para a garotada curtir com a família no Sesc Jundiaí. O mês das Crianças traz o especial ‘No Colo da Voz’, projeto que privilegia a “palavra” na literatura e na cultura infantil, por meio de músicas, contações, adivinhas, cantigas, acalantos e folguedos. Uma programação com diferentes sotaques e rica em diversidade cultural, apresentada com muito humor e poesia pelos grandes narradores do país. E, no feriado do dia 12, o destaque é a presença da dupla Lili Flor & Paulo Pixu, que anima o público com show e contação.

No mundo dos brinquedos

E a diversão também está garantida no Espaço de Tecnologias e Artes com o Coletivo Unsquepensa Arte, que promove a Feira de Troca de Brinquedos, o Hospital de Brinquedos (espaço para consertar e conversar sobre brinquedos, brincadeiras e colecionismo), e as oficinas de Recriação de Brinquedos (brinquedos velhos e até mesmo quebrados poderão ser ressignificados pelos participantes nesse ateliê) e de Moda Super Heróica e Vilanesca (quem trouxer seu boneco de brinquedo poderá torná-lo muito mais super, adicionando cores, armaduras, capas e acessórios). E tem ainda a oficina Papel Brincante (construção de brinquedos usando papel), com os educadores do Sesc Jundiaí.

Brincando na natureza

E a vivência ‘Um dia de natureza e atividade física no Jardim Botânico’ propõe uma caminhada pelo Botânico para explorar possibilidades de brinquedos na natureza, seguido de um piquenique e de atividades físico-esportivas aproveitando elementos da paisagem. Com as educadoras do Espaço de Brincar, do Programa Esporte Criança e o agente de educação ambiental do Sesc Jundiaí, André Fossaluza.

Programação completa


NO COLO DA VOZ

O especial “No Colo da Voz” vai embalar a palavra na literatura e na cultura infantil. Seja ela escrita, narrada, cantada ou brincada em versos e poemas. Chamando a atenção para a potência afetiva e social das histórias e cantigas (de roda, de brincar e de ninar), como um ritual de compartilhar saberes. Ouviremos muitas histórias por grandes narradores do país em sotaques diferentes e ricos na diversidade cultural, que nos revela e nos une ainda mais como povo. E, vamos conversar sobre a importância de uma produção literária para o público infantil com valor estético, artístico e cultural, considerando o afeto, a poesia, o lirismo e o humor.

Literatura

Sarau

Histórias de Poetas Passarinhos
Com Paulo Netho e Giba Pedroza
Um sarau-festa, com poesias, brinquedos de palavras, histórias, cantigas, adivinhas e músicas. Todo o público é convidado a performar de forma leve e bem-humorada, trazendo o seu repertório pessoal e suas próprias criações, em um momento de muitas trocas entre gerações. Com momentos de “degustação” de poesias e pequenos textos, criação coletiva de pequenos versos, uma verdadeira festa no palco, brincando, cantando e dançando a palavra. Traga sua voz, seu corpo, seu bom humor e sua imaginação.

Paulo Netho – escritor, poeta e um dos maiores “faladores” de poesia do Brasil.

Giba Pedroza – escritor, contador de histórias e estudioso da tradição oral e da literatura infantil brasileira.

Dia 8/10, sábado, às 16h
Área Convivência | Livre | Grátis


Show

Piá e os Quintais da Imaginação
Com Lili Flor & Paulo Pixu
Lili Flor & Paulo Pixu trazem um show que une música, poesia e brincadeiras para toda a gente. Evidenciando e compartilhando a riqueza da cultura popular, este divertido e pulsante show, traz um repertório cheio de ritmo e poesia em canções inéditas de Paulo Pixu e em parcerias com os poetas Lalau Simões e Giba Pedroza. Além de homenagear com muita alegria os grandes músicos Nana Vasconcelos, Hermeto Pascoal, a cantora e compositora Rita Lee e a escritora e ilustradora Eva Furnari. Traga o quintal que mora em você e sua voz pra estender no varal da imaginação.

Lili Flor e Paulo Pixu – uma dupla que se apresenta há muitos anos crianças de todas as idades, em escolas, espaços culturais, praças e todos os cantos e recantos do Brasil e de outros países onde exista alguém disposto a brincar, dançar e cantar.

Dia 12/10, quarta, às 16h
Ginásio | Livre | Grátis


Espetáculo

Caipira, Caiçara
Com grupo Pequeno Coração Caipira
Caipira Caiçara traz para o palco a fusão das culturas caipira e caiçara. Com muito humor e poesia, característica marcante do grupo, e um repertório com canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava línguas, o grupo Pequeno Coração Caipira promete mais uma vez divertir a criançada e tocar a memória afetiva de todos.

O grupo Pequeno Coração Caipira é formado por André Bedurê, Cris Miguel, Giba Pedroza, Simone Julian e Nina Blauth.

Dia 16/10, domingo, 11h às 12h
Área de Convivência | Livre | Grátis
 

Bate-papos

A Poesia da Infância – acalantos e cantigas de ninar
Com Renatta Mattar, Silvia Machado, Suzana Salles, mediação de Giba Pedroza
Uma deliciosa conversa sobre um tema que toca a memória afetiva de todos nós e embala o pensamento e o corpo sobre a importância desse verdadeiro ritual afetivo e cultural que são as cantigas de ninar, as cantigas de roda, de brincar, de trabalho e os acalantos. Em um encontro único permeado por muitas cantorias, reflexões, poesias, histórias, relatos afetivos e narrativas. Crianças serão bem-vindas. Traga seu colo, seus ouvidos distraidamente atentos e seu balaio de memória afetiva.

Renata Mattar – fundadora da Cia. Cabelo de Maria, pesquisa há muitos anos o canto tradicional brasileiro tanto da cultura infantil e dos cantos de trabalho.

Silvia De Ambrosis Pinheiro Machado – graduada em Psicologia (PUC-SP) e doutora em Letras pela USP, é autora do livro Canção de ninar brasileira: aproximações.

Suzana Salles – considerada uma das maiores intérpretes do Brasil, integrou a famosa banda “Isca de Polícia” e tem tido participação constante em trabalhos destinados ao público infantil como Palavra Cantada, Girasonhos, Fera Neném, Grupo Rumo, e tantos outros.

Dia 8/10, sábado, às 19h
Teatro | Livre | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Loja Sesc.


O livro para bebês como direito literário
Com Aline Abreu, Letícia Lisenfeld e Cristiane Rogério
Faz bem pouco tempo que as discussões literárias no Brasil caminham também para o livro dedicado ao bebê ou à primeiríssima infância. Assim, faz parte das questões de bibliodiversidade e contemporaneidade no acervo dos livros para a infância, um olhar mais amplo para o que pode ser qualidade nos livros para os bem pequenos. Este encontro pretende conversar sobre essas produções recentes, que acolhem bebês e suas famílias por momentos mais interessantes de leitura desde cedo.


Aline Abreu (RJ) é formada em Artes Visuais pela FAAP/SP e mestre em Crítica Literária pela PUC/SP.  Em 2016, ganhou o Prêmio João de Barro de livro ilustrado com o livro Quase ninguém viu (2019). Em 2020, ganhou o troféu Monteiro Lobato de literatura infantil da revista Crescer. É também autora de outros oito livros.

Leticia Liesenfeld é doutoranda na Universidade de Brasília (Teatro), com mestrado na Universidade Nova de Lisboa (Comunicação e Artes). Graduada em Teatro na UFRGS. Busca diálogos entre a narração oral, a filosofia e a dança. Investiga poéticas da intimidade.

 
Cristiane Rogerio é mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, na área de arte-educação. Hoje, é colunista sobre livros para a infância na revista e site Crescer, onde já foi repórter e editora Na mesma revista, coordena o Prêmio Crescer 30 Melhores Livros Infantis do Ano.
 
Dia 15/10, sábado, às 14h30
Biblioteca


O que pode ser o livro para a infância contemporâneo?
Com Heloisa Pires Lima, Odilon Moraes, Rodrigo Andrade e Cristiane Rogério
O livro infantil ou livro para a infância no Brasil tem vivido mudanças importantes nas últimas décadas. Dando continuidade a um crescimento editorial ininterrupto desde a década de 70, com artistas e editoras dedicadas ao nicho. Porém, a partir do ano 2000, verdadeiras revoluções gráficas acompanham uma sedimentação deste livro como arte e como espaço de grandes discussões da sociedade, considerando as infâncias como momentos potentes de reflexões. Neste encontro, artistas e pesquisadores que acompanham junto à sua própria produção esse “lugar” que o livro para a infância ocupa hoje no Brasil.

Heloisa Pires Lima é antropóloga, com mestrado e doutorado titulados pela USP. Caminha pelo setor editorial desde 1995. Escritora, editora e pesquisadora da área tem como foco representações culturais e origem africana nos acervos disponibilizados para a infância e juventude.
 
Odilon Moraes é graduado em arquitetura pela USP, iniciou na literatura em 1990 como ilustrador e depois lançou diversos livros como autor. Recebeu quatro prêmios Jabutis pelas imagens de A Saga de Sigfried, em 1994; O Matador, em 2009; Lá e Aqui, em 2016 e Teleco, O Coelhinho, 2017.

Cristiane Rogerio é mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, na área de arte-educação. Hoje, é colunista sobre livros para a infância na revista e site Crescer, onde já foi repórter e editora Na mesma revista, coordena o Prêmio Crescer 30 Melhores Livros Infantis do Ano.

Rodrigo Andrade é ilustrador e designer. Estudou artes gráficas, se especializou em desenvolvimento para web, trabalha com a área de educação digital, criando conteúdo multimídia e animações. Com a autora Kiusam de Oliveira lançou O Black Power de Akin (Cultura), Com Que Penteado Eu Vou (Melhoramentos) e Solfejos de Fayola (Cultura).

Biblioteca
Dia 22/10, sábado, às 14h30
Livre


Contações de histórias

Poesia de Acalantos
Com Oula Al-Saghir (Síria), Fran Castellar (Venezuela) e Renata Mattar
Uma roda de cantigas, cantos, acalantos tradicionais, cantos de trabalho e folguedos, entoados por três belas vozes que vão levar o público até recantos aconchegantes de países com sotaques, paisagens e diferentes. Traga sua emoção e a mala de viajar pra dentro, porque vamos visitar a Síria, o Brasil, o Irã e a América Latina.

Renata Mattar – cantora, instrumentista e pesquisadora de cantos tradicionais, integrou a banda “As Orquídeas” e a Cia. Circo Branco. É  cofundadora da Cia. Cabelo de Maria, da POIN (Pequena Orquestra Interativa) e também do grupo Contos de Todos Os Cantos.

Oula Al Saghir – de origem palestina, tem a formação forjada nas vozes de pais e avós. Migrou para o Brasil em 2015, e é integrante da Orquestra Mundana Refugi.

Fran Castellar – nascida no interior da Venezuela, veio para o Brasil em 2018 e é professora de literatura e uma grande intérprete dos cantos tradicionais da sua terra.

Dia 9/10, domingo, às 11h
Biblioteca | Livre | Grátis

Dois viajantes e as histórias da mala amarela
Com Lili Flor & Paulo Pixu
Lili Flor & Paulo Pixu são dois viajantes e colecionadores de palavras. Sempre acompanhados de sua Mala Amarela, guardam as palavras que encontram. As palavras são brinquedos e se transformam em parlendas, palíndromos, trava-línguas, poesias, adivinhas, canções e histórias! São histórias de muitas partes, pequenas e grandes, histórias enroladas, contos cumulativos que esses dois viajantes escutaram, leram ou ouviram falar e que dão ao espectador a oportunidade ouvir e interagir.

Lili Flor e Paulo Pixu – uma dupla que se apresenta há muitos anos crianças de todas as idades, em escolas, espaços culturais, praças e todos os cantos e recantos do Brasil e de outros países onde exista alguém disposto a brincar, dançar e cantar.

Dia 12/10, quarta, às 11h
Biblioteca | Livre | Grátis
 

Vem aqui ver, vem ouvir
Com Casa Colorida
Maria e Antonio, narradores e musicistas, cantam e tocam, lançando, de seus instrumentos, um convite à história que vai começar. Com a ajuda da fada do fogo, do violino e da sanfona, o duo prepara uma mesa com diferentes objetos, que se transformam em personagens e cenários dessa história que encanta, semeia encontros, germina beleza e afeto, faz brotar risos e lágrimas e celebra a arte e a vida.

Maria Kubrusly – pedagoga, contadora de histórias e violinista, é criadora da Casa Colorida. Trabalha com Educação Infantil desde 2008.

De La Manncha é compositor, instrumentista, produtor musical, professor de música e ator.

Dia 13/10, quinta, às 10h e às 16h30
Biblioteca | Livre | Grátis

Balanço, contos de vai e vem
com Letícia Liesenfeld
O balanço e seu aconchego nos levam em viagem no colo destas histórias. Histórias de vai e vem! Nas mudanças e aventuras encontramos pequenas-grandes surpresas. Na trilha destas surpresas vamos descobrindo caminhos onde a coragem e a curiosidade são aquelas que nos levam mais longe, mesmo que lentamente, em passo de tartaruga. Com curiosidade pegamos balanço e vamos¿ e no vai e vem estas histórias encontram a cadência entre o sonho e a volta para casa. Partir para voltar? Por que não? Pegar balanço é coragem de vai e vem.


Leticia Liesenfeld é doutoranda na Universidade de Brasília (Teatro), com mestrado na Universidade Nova de Lisboa (Comunicação e Artes). Graduada em Teatro na UFRGS. Busca diálogos entre a narração oral, a filosofia e a dança. Investiga poéticas da intimidade.


Dia 14/10, sexta, às 10h e às 16h30
Biblioteca | Livre | Grátis

Roda de Histórias
Com Neide Palumbo, Cristino Wapichana e mediação de Giba Pedroza
Uma roda de histórias é um momento em que narradores e narradoras espalham suas vozes e entregam sua palavra repleta dos seus sotaques para os atentos e encantados ouvintes. Nesta noite especial, vamos aquecer a alma e ouvidos em torno de uma fogueira imaginária para apreciar duas vozes que vêm de lugares diferentes passear por suas infâncias, paisagens e vozes de suas memórias afetivas e ouvir histórias dos seus povos. Com Cristino Wapichana (Boa Vista-Roraima) e Neide Palumbo (São Sebastião-SP). Traga os seus ouvidos e almas banhados em poesia e deleite.

Neide Palumbo – uma das maiores contadoras de causos caiçaras do país é uma típica representante da sua cultura e do seu povo. 

Cristino Wapichana – músico, compositor, cineasta e escritor indígena premiado no Brasil e no exterior por sua importante obra destinada ao público infantil.
 
Giba Pedroza- Escritor, contador de histórias e estudioso da tradição oral e da literatura infantil brasileira.

Dia 15/10, sábado, 19h às 20h30
Teatro | Livre |  Grátis

Histórias Cantadas do Lado de Cá
Com Linete Matias (Alagoas)
Em Histórias Cantadas do Lado de Cá, Linete Matias apresenta canções que aprendeu na lida com os ribeirinhos e ribeirinhas na cidade de Piaçabuçu (Alagoas) e no baixo São Francisco. Histórias para cantar e dançar. Histórias cantadas para celebrar a ancestralidade dos ribeirinhos do Rio São Francisco.

Linete Matias é contadora de histórias e brincante da cultura popular de tradição, formada em Teatro – Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. É cria do Rio São Francisco, nascida no povoado Potengi-Piaçabuçu, Alagoas.

Dia 23/10, domingo, às 11h
Biblioteca | Livre | Grátis

Nego D’Água
Com Linete Matias (Alagoas)
Caboco d’água, cumpadi d’água, Fofão, Nego d’água…ele tem vários nomes e uma missão: proteger as águas do rio. Nesta narração artística, Linete Matias conta, canta e reconta histórias desse encantado morador de águas profundas.

Linete Matias é contadora de histórias e brincante da cultura popular de tradição, formada em Teatro – Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. É cria do Rio São Francisco, nascida no povoado Potengi-Piaçabuçu, Alagoas.

Dia 23/10, domingo, às 14h30
Biblioteca | Livre | Grátis

Tecnologias e Artes

Oficinas

Com Feira de troca de brinquedos
Com o Coletivo Unsquepensa Arte
Um espaço onde as pessoas, desde colecionadores, adultos ou crianças, trazem seus brinquedos para troca com outros participantes – uma forma de mantê-los ativos nas mãos de outras pessoas e descobrir novas formas de se divertir, praticando o reuso e a cooperação.

Para a participação na feira é fundamental que o participante traga brinquedos para a troca.


Hospital de Brinquedos
Com o Coletivo Unsquepensa Arte
A ideia do “Hospital de Brinquedos” é consertar e conversar sobre brinquedos, brincadeiras e colecionismo. O Hospital de Brinquedos funciona como um espaço onde as pessoas podem trazer seus próprios brinquedos para uma manutenção que será realizada pelos “doutores”, artistas do Coletivo Unsquepensa.

Para a participação nessa oficina cada participante deverá trazer um brinquedo para ser consertado.

Dias 15 e 16/10, sábado e domingo, às 14h30
Espaço de Tecnologias e Artes | 20 vagas | Livre | Grátis


GEPETOSTEIN – Recriação de Brinquedos
Com o Coletivo Unsquepensa Arte
Com a ajuda de um “cientista brinquedístico”, brinquedos velhos e até mesmo quebrados serão modificados e ressignificados pelos participantes nesse ateliê. A proposta é a troca de partes de bonecas, carros e bichinhos para criação de seres e objetos além da imaginação. Os participantes podem trazer peças de brinquedos quebrados para utilizar em suas criações ou doar para o “banco de peças” no uso coletivo.

Para a participação nessa oficina cada participante deverá trazer um brinquedo para ser customizado.
Dia 22/10, sábado
14h às 16h (Turma 1)
16h às 17h30 (Turma 2)
Espaço de Tecnologias e Artes | Vagas limitadas | Livre | Grátis
Inscrições no local, 30 minutos antes de cada turma

GEPETOSTEIN – Oficina de Moda Super Heróica e Vilanesca
Com o Coletivo Unsquepensa Arte
Atividade inspirada na personagem de “Edna Moda” ou mesmo o “Q”, dos filmes do 007. Quem trouxer seu boneco de brinquedo vai torná-lo muito mais super, adicionando cores, armaduras, capa e acessórios feitos com materiais como EVA, cola, feltro, canetas permanentes e muita criatividade!

Para a participação nessa oficina cada participante deverá trazer um brinquedo para ser customizado.
Dia 23/10, domingo
14h30 às 16h (Turma 1)
16h às 17h30 (Turma 2)
Espaço de Tecnologias e Artes | Vagas limitadas | Livre | Grátis
Inscrições no local, 30 minutos antes de cada turma


Meio Ambiente

Florestar: Áreas Verdes Educadoras – Ações regulares
O projeto Florestar tem como objetivo ampliar o caráter educativo das áreas verdes, por meio da contemplação, informação, experiências sensoriais e ações educativas regulares, no âmbito da Unidade, como também de sua vizinhança.

Vivência

Um dia de natureza e atividade física no Jardim Botânico
Com educadoras do Espaço de Brincar, do Programa Esporte Criança e André Fossaluza, agente de educação ambiental do Sesc Jundiaí
Nesta atividade voltada a crianças menores de 6 anos com seus/suas responsáveis, faremos uma caminhada pelo Jardim Botânico.  Vamos explorar possibilidades de brinquedos na natureza e conhecer um dos lugares mais bonitos de Jundiaí. Depois disso, oferecemos um piquenique e faremos atividades físico-esportivas aproveitando elementos da paisagem.
 
Atividade voltada a crianças menores de 6 anos acompanhadas por um adulto responsável.

Dias 27 e 28/10, quinta e sexta, 15h às 17h20
Ação externa | Livre | Grátis
Inscrições na Praça do Sesc Jundiaí, 30 minutos antes da atividade

Esportes

Oficina

Papel brincante
Com educadores do Sesc Jundiaí
A Oficina Papel Brincante propõe a construção de brinquedos usando o papel como material principal. Ao longo de 6 encontros, iremos construir bonecos, animais e diversos outros brinquedos que darão asas à nossa imaginação.

Indicada para crianças acompanhadas de um adulto.
 
Dias 8 e 22/10, sábados, 10h30 às 12h – Espaço de Tecnologias e Artes
Dia 12, quarta, 10h30 às 12h – Espaço de Tecnologias e Artes
Dias 15 e 29/10, sábado, 10h30 às 12h – Área de Convivência
Grátis

Inscrições no local, 30 minutos antes

Literatura

HISTÓRIAS PARA OUVIR
 
Contações de histórias

A Princesa e o Sal; Begorotire; A Roupa nova do Rei
Com Kelly Orasi e convidados
Três histórias bem instigantes para você ouvir ao entrar na biblioteca. A narração é de Kelly Orasi sempre acompanhada de um convidado especial da nossa cidade. As histórias fazem parte do projeto “Histórias para Ouvir” e também estão disponíveis no YouTube do Sesc Jundiaí.

Dia 2/10, domingo, 11h às 12h
Biblioteca | Livre | Grátis

Bicho de Palha; A História da Coca Recoca; A Fruta Amarela e a Árvore Misteriosa
Com Giba Pedroza e convidados

Três histórias bem instigantes para você ouvir ao entrar na biblioteca. A narração é de Giba Pedroza sempre acompanhado de um convidado especial da nossa cidade. As histórias fazem parte do projeto “Histórias para Ouvir” e também estão disponíveis no youtube do Sesc Jundiaí.

Dia 30/10, domingo, das 11h às 12h
Biblioteca | Livre | Grátis O uso da máscara é recomendado durante a permanência na unidade. 

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *