Reflexão sobre Setembro Amarelo: conscientização e prevenção

Arquivo pessoal

Setembro Amarelo é o mês  dedicado à prevenção do suicídio, que visa levar a conscientização  das pessoas, bem como evitar o seu acontecimento.

A vida é assim mesmo! Cheia de encantos e desencantos e ela espera de nós uma força sutil, delicadeza e gentileza de primaveras, de setembro amarelo. Comecem espalhando amor e continuem o tempo todo, porque cada instante é mesmo um recomeço! Estendam  suas mãos, ofereçam os seus ombros e  sua atenção. É disso que o mundo precisa, de dedicação. O outro precisa saber que vocês podem ouvi-lo e desejam intervir.

Há um lugar escuro, mas tão escuro, que não apenas é impossível encontrar a saída. Ela parece não existir. A desesperança e o sentimento de que não vale a pena abrir os olhos mais uma vez, que respirar é um fardo, que nada dará certo, precede aos pensamentos de morte, ao desejo de acabar com a própria vida.

Em seu caminho para o desfecho fatal o suicida larga pequenos indícios, migalhas que indicam as causas. Mesmo que a pessoa não expresse de maneira clara suas intenções, é possível detectar algumas mudanças de comportamento. Buscar ajuda por contra própria pode ser muito difícil; é mais fácil tentar chamar a atenção.

 A depressão, desordens relacionadas ao uso de substâncias, esquizofrenia, transtornos de personalidade são apenas alguns dos indícios. É de extrema importância acompanhar eventuais mudanças de comportamento que levem o indivíduo ao isolamento social, desinteresse em atividades que antes davam prazer, angústia, aflição, baixo rendimento na escola ou no trabalho.

Precisamos dar atenção a esses sinais! Precisamos valorizar e respeitar a dor de outra pessoa. Não podemos julgar o sentimento alheio.

Não permitam que os números aumentem. Engaje-se oferecendo seu ombro, seu ouvido, suas mãos em contribuição com ações efetivas em favor da vida.

DRA NIVEA SAVOY

CRP.06/85657

DIRETORA CLINICA REVIVER JUNDIAÍ

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *