Não desautorize uma mãe ou um pai na frente de uma criança.

Freepik

Imagine uma situação: Você está em uma festa infantil e seu filho pequeno ainda não foi introduzido a certos doces como o famoso “brigadeiro”. Após os parabéns, um tio pega um doce e dá a seu filho. Você delicadamente diz que prefere que ele não coma. O tio insiste e diz alto (para que todos escutem):

“Você ainda não deu doces para ele? Um brigadeiro não vai fazer mal.”

Se você conseguiu visualizar a cena acima, saiba que infelizmente elas acontecessem mais do que imaginamos no decorrer da criação com de nossas crianças e são altamente indelicadas.

Ter seu pedido ou regra desautorizado na frente de nossos filhos coloca nossa paciência à prova e faz com que um caos seja instalado em poucos segundos. Veja alguns outros exemplos:

“Dê só um golinho de refrigerante para ele.”

“Não precisa arrumar os brinquedos, pode deixar tudo espalhado mesmo.”

“Ele ainda não tem celular? Todos da idade dele já têm.”

“Não precisa passar protetor solar. O sol está fraquinho.”

Vamos combinar que educar já é difícil e passar por situações assim nos desestabiliza e muito na frente de nossos filhos. A melhor maneira seria que a pessoa falasse gentilmente em particular com os pais da criança evitando julgá-la pela criação que a criança esteja recebendo. Afinal, cada família tem suas crenças, valores e virtudes que são carregados diariamente para a formação do indivíduo.

Para concluir, quanto mais apoio, carinho e atenção recebermos das pessoas ao nosso redor, mais facilmente encontraremos um caminho para dosar nosso educar diariamente.

Caso tenha lembrado de alguma situação, deixe nos comentários e vamos juntos por um mundo onde mais nos apoiamos do que nos afinetamos!

Letícia @desemburre

Autor Leticia Schmidt

Mãe do Rafael de 13 anos e da Amanda de 10, formada em Letras e Pedagogia com Pós-graduação em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Atualmente mora com a família no México e participa de um trabalho voluntário como contadora de histórias para escolas públicas da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *