Projeto Olhos da Serra aborda impacto do fogo em área de conservação

Divulgação

O Projeto Olhos da Serra apresentou no último dia 12 de agosto o Seminário ‘Os incêndios florestais e suas consequências’, em comemoração ao Dia Interamericano de Qualidade do Ar. O objetivo do evento foi sensibilizar os participantes sobre o impacto do fogo na Serra do Japi, local que é uma área de conservação.

A gerente técnica do Projeto Olhos da Serra, Raquel Melillo, conta que o seminário abordou principalmente o impacto do fogo na fauna, na floresta, na biodiversidade, no solo. “Também falamos sobre a legislação que envolve as queimadas, que, como muitos sabem, é considerada crime ambiental. O fogo tem o poder de acabar com o meio ambiente e nós, como cidadãos, temos o dever de combater e, principalmente, de evitá-lo”.

A palestra inicial do coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez, abordou o Plano Preventivo de Defesa Civil Operação Estiagem de Jundiaí. O tema foi essencial para mostrar todos os atores e autoridades que fazem desde a prevenção, combate e apoio em todas as atividades de combate a incêndios florestal. “Este Plano estabelece procedimentos reguladores de conduta dos órgãos setoriais do município na ocorrência de incêndios florestais, que necessite a mobilização de articulação do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”, explica o Coronel.

“Ainda tivemos uma imensa surpresa no evento, a Professora Dra. Cláudia Boian, uma referência na área de qualidade do ar nos deu a honra de uma palestra sobre os conceitos fundamentais e como a qualidade do ar é impactada pelos incêndios”, enalteceu Raquel.

A professora abordou como a prática de queimadas gera impactos negativos tanto no meio ambiente, quanto na saúde humana. “O objetivo é ressaltar esses impactos negativos de grande proporção e o porquê é tão importante evitar essa prática. Quando necessário, fazer de forma controlada e ter um monitoramento de como a ação está impactando o meio ambiente e a população do local”.

No Seminário ainda foram debatidos temas que têm como objetivo a conscientização da população. “Precisamos falar muito sobre as ações que provocam incêndios, como o descarte de cigarros e fósforos acesos na vegetação seca. Também abordamos quais os principais procedimentos quando um foco atinge a Serra, como a necessidade da formação de uma brigada de incêndio e o acompanhamento da população local para avisar as autoridades competentes”.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *