Sesc São Paulo apresenta Circuito Sesc de Artes 2022

Divulgação

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes 2022, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas, além de um ciclo para educadores que será ministrado on-line.

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc – como é o caso do Sesc Jundiaí, que vai abranger as cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Morungaba, Nazaré Paulista e Várzea Paulista – com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

“À medida que observa a coexistência de estéticas tradicionais e experimentais como marca de uma cultura multifacetada, a edição desse ano também compreende que a diversidade de expressões originárias de diferentes corpos e ancestralidades é objeto incontornável na direção de convívios compartilhados, que sejam plurais e dignos.”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.


Programação dos municípios da região sob atuação do Sesc Jundiaí:

Cabreúva (19/8), Morungaba (20/8) e Várzea Paulista (21/8) recebem as atrações do roteiro 10:

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS

ROBOÍNO MAKER – A ROBÓTICA DIVERTIDA – MUDALAB (SP)

Os participantes pilotam robôs construídos com arduíno e controlados por celular, conhecem suas estruturas internas de robótica e os testam em um circuito, com semáforos, cancelas e outros obstáculos. A oficina tem o objetivo de desmistificar a programação e a robótica e apresentar seus conceitos básicos de maneira lúdica e divertida!

CIRCO

RETIRANTES – TRUPE BAIÃO DE 2 (SP)

O espetáculo se envereda pela cultura nordestina para contar a história de um sonhador casal de migrantes recémchegado a uma nova terra. Os artistas demonstram força e equilíbrio em cenas com acrobacias, como a lira-percha, e manipulação de objetos. Maracatu, frevo e forró dão o tom dos números circenses e da dança.

DANÇA

OU 9 OU 80 – CLARIN CIA DE DANÇA (SP)

O espetáculo faz referência a dois acontecimentos violentos: nove mortes em Paraisópolis (São Paulo) e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (Rio de Janeiro). A apresentação utiliza letras de funk para narrar as histórias e expõe as modificações dos movimentos, do funk ao passinho.

LITERATURA

HISTÓRIAS NA PALMA DA MÃO – GRUPO ÊBA! (SP)

Por meio da leitura e de brincadeiras propostas, a mediação busca criar um momento de vínculo afetivo e aproximar o leitor do livro. Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes.

LITERATURA

LIVRO DE UMA PÁGINA – DANIEL VIANA E POETAS CONVIDADOS (SP)

Orientada pelo escritor mineiro e por três poetas convidados, a oficina apresenta ferramentas para compor micronarrativas que se transformam em um exemplar autoral. Os participantes são estimulados a criar poemas e contos a partir de seu repertório pessoal e recebem dicas para ilustrar seu minilivro.

MÚSICA

JOSYARA E PANTERAS NEGRAS (BA)

A cantora, compositora e violonista de Juazeiro divide o palco com as Panteras Negras, banda instrumental composta de mulheres negras, em um show que retrata as mulheres, a negritude e o Nordeste. No repertório estão músicas criadas para este encontro e composições dos repertórios das Panteras Negras e de Josyara, que apresenta faixas do disco “Mansa Fúria”.

TEATRO

ESPARRAMA MEMÓRIA – GRUPO ESPARRAMA (SP)

Os palhaços do Grupo Esparrama vagueiam pelo mundo carregando música, poesia e um guardador de memórias. Nessa caminhada errante, eles procuram por pessoas que queiram pausar o tempo para resgatar e trocar experiências, lembranças e afeto.

__________________________

Atibaia (26/8), Bragança Paulista (27/8) e Várzea Paulista (28/8) recebem as atrações do roteiro 9:


ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS

BROCHE DE CAQUINHOS – FONFINFAN ATELIÊ (SP)

A oficina ensina a confeccionar broches a partir do reaproveitamento de calças jeans, aviamentos e retalhos e levanta a discussão sobre reaproveitamento de materiais. A customização será feita com técnicas de bordado e a aplicação de uma palavra impressa em tecido a partir de uma impressora.

CINEMA

CINE CONCERTO SONHOS, DE AKIRA KUROSAWA – YUME PROJECT (SP)

O grupo formado por músicos brasileiros e descendentes de japoneses promove uma interação musical ao executar uma experimentação sonora ao vivo simultânea à exibição de dois episódios de “Sonhos”, filme do cineasta japonês Akira Kurosawa (1910-1998) baseado nos próprios sonhos que o diretor teve em diferentes momentos de sua vida.

CIRCO
COLA SHOWS – AS INIGUALÁVEIS IRMÃS COLA (SP)

As malabaristas – e irmãs gêmeas – Thais e Tatiane Cola propõem a desconstrução de conceitos ultrapassados neste espetáculo circense. Por meio de uma linguagem direta e cômica, a dupla mostra como duas mulheres que parecem a mesma pessoa se aventuram como artistas de rua em meio a uma sociedade machista.

DANÇA
NA PISTA – COMPANHIA URBANA DE DANÇA (RJ)

O espetáculo marca o retorno da companhia carioca às suas origens. Ritmos que fizeram parte da adolescência dos dançarinos inspiraram essa obra, cujo título se refere à gíria que significa estar presente. Técnicas e estilos diferentes foram incorporados à coreografia inspirada em músicas de Michael Jackson e Tim Maia.

LITERATURA
ACONCHEGO – SERENA INFÂNCIA (SP)

Um convite ao encontro com os livros e com as histórias por meio da mediação de leitura, com o objetivo de aproximar a primeira infância da literatura. O contato das crianças com as narrativas literárias auxilia no seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo.

MÚSICA
LAS FANFARRONAS (SP)

O sexteto feminino com artistas do Brasil, Argentina e Chile mescla música e circo em performances embaladas pela cumbia. O grupo é formado por Marina Beraldo Bastos (sax tenor), Gabrielle Stephano de Queiroz (sax alto), Renata Fernanda (percussão), Maria Tereza Gandra de Meira (sax soprano), Florência Paine Santamaria (percussão) e Rocío Romero (barítono).

TEATRO
FLOR, PEDRA, PORTA OU ILHA – GRUPO CAIXA DE IMAGENS (SP)

Miniaturas manipuladas por dois artistas interagem com o público em momentos poéticos e musicais. Uma caixinha de surpresas que já viajou pelo mundo abriga quatro intervenções (“Travessia”, “Página Aberta”, “Milhor” e “NaPorta”) e traz personagens mágicas como Gilda, uma boneca de 10 cm que conta uma história única.

_________________________

Ciclo Para Educadores (on-line)

Compondo a programação do Circuito Sesc de Artes, o Ciclo de Sensibilização para Educadores propõe um diálogo pautado nas artes e na cultura, trazendo reflexões sobre caminhos possíveis para a educação no Brasil.

O curso, que será ministrado por seis artistas-educadores(as) das artes cênicas, da música e da literatura, é gratuito e acontecerá entre os dias 10 e 25 de agosto, às quartas e quintas-feiras, e será dividido em duas turmas que participarão de três encontros on-line. As inscrições iniciam a partir de 28 de julho, às 14h, pelo link https://bit.ly/SensibilizacaoEducadores-CPF. Os participantes poderão receber declaração de participação emitido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF).

Estes encontros irão propor reflexões sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura na socialização, buscando pensar sobre novas formas de imaginar a escola e suas práticas diante dos desafios do contexto atual. O Ciclo de Sensibilização para Educadores reafirma a ação do Sesc voltada à formação, ao conhecimento e à melhoria da vida dos indivíduos.

Locais:

Cabreúva – Dia 19 de agosto – Centro de Lazer e Cultura Sílvia Covas – Avenida Vereador José Donato, s/nº – Vilarejo

Morungaba – Dia 20 de agosto – Praça dos Italianos – Rua Fortunato Stella, s/nº – Centro

Várzea Paulista– Dia 21 de agosto – Parque Ecológico Chico Mendes – R. São Vicente, s/nº – Jardim Paulista

Atibaia – 26 de agosto – Praça da Matriz – Praça Claudino Alves, s/nº – Centro

Bragança Paulista – 27 de agosto – Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo –

R. Tupi, 113 – Centro

Nazaré Paulista – 28 de agosto – Praça Nossa Senhora de Nazaré, 49 – Centro

Serviço

Circuito Sesc de Artes 2022 -De 12 a 28 de agosto

Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes 

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *