Sesc debate os desafios da amamentação e da introdução alimentar

Divulgação

A alimentação adequada e saudável nos primeiros dois anos de vida é decisiva para a saúde da criança e tem reflexos em toda a vida adulta. Entre os dias 1 e 7 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno e da Semana do Bebê, o Sesc São Paulo realiza a quarta edição do projeto Do Peito ao Prato, iniciativa que leva ao público uma programação com ações relacionadas ao tema, em unidades da capital, interior e litoral, além das atividades on-line.
Em Jundiaí, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Sesc integra, por meio do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, a campanha Agosto Dourado e promove ações para conscientização sobre o aleitamento materno. Toda a programação é gratuita.

A relação entre o ser humano e a comida inicia-se com a amamentação. O leite materno é o primeiro alimento da criança, contém anticorpos e outras substâncias que protegem o organismo na infância. Porém, amamentar ainda é um ato repleto de desafios sociais. A programação de Do Peito ao Prato tem como objetivo ampliar esse debate e abordar questões acerca da sociedade.

Rodas de conversa, bate-papos, vivências, oficinas, cursos e exibições de filmes lançam luz sobre a prática do aleitamento materno, que é construída a partir de influências políticas, econômicas e científicas. Entre os assuntos que serão abordados, destaque para a importância da rede de apoio de uma lactante e o estímulo aos pais e outros familiares a participarem ativamente do processo de cuidar dos bebês; a amamentação e os desafios da mãe ao retorno ao trabalho; a importância da introdução alimentar adequada; banco de leite e muito mais, serão temas dos especialistas.

Além disso, o CineSesc exibe o documentário De Peito Aberto, que conta histórias de mães de diferentes realidades culturais em sessão gratuita na segunda-feira, 1 de agosto. Após a exibição, acontece um bate-papo com a diretora Graziela Mantovanello e a obstetriz e acupunturista Flavia Estevan, sob medição de Daniela Castelan, psicóloga, graduanda em obstetrícia, doula e facilitadora em amamentação.

“É fundamental realizarmos um projeto como esse e compartilharmos conhecimentos com base no saber científico e em vivências pessoais enriquecedoras. Com isso, contribuímos com a saúde e a qualidade de vida desde os seus primeiros anos, fortalecendo a missão do Sesc de atender os seus públicos em cada etapa da sua existência. Também empoderamos mães, pais e a sociedade em geral, difundindo as informações necessárias às melhores escolhas alimentares”, declara Marcia Bonetti Sumares, Gerente da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar, no Sesc São Paulo.

Destaques da programação

Jundiaí

Vivência

SOS AMAMENTAÇÃO – CONVERSA COM A CONSULTORA   
 

Mães, pais e cuidadores conversam a respeito do aleitamento materno com a enfermeira-obstetra, consultora em amamentação, Karina Cristina da Silva Machado. Amamentar exige técnica, mas também é um ato de amor, paciência e entrega. A mãe precisa de apoio e, principalmente, de encorajamento para passar pelos grandes desafios dos primeiros dias

Dias 3, 6 e 7/8. Quarta, sábado e domingo, 15h às 18h  
Área de Convivência | Livre | Grátis   

Atividade sem necessidade de inscrição prévia

Bate-papos

INTRODUÇÃO ALIMENTAR, DESAFIOS E POSSIBILIDADES   
 
Bate-papo com a nutricionista materno-infantil, Beatriz Creato, sobre as fases da introdução alimentar para bebês até 2 anos de idade. Com dicas de como oferecer os alimentos e da importância de paciência e gentileza durante o processo. 
  
  

Dia 4/8. Quinta, 15h às 17h  
Sala Múltiplo Uso 1 | 30 vagas | Livre | Grátis   
Inscrições no local, 30 minutos antes da atividade

CHÁ, CONVERSA E ACOLHIMENTO PARA MÃES 

Nesta roda, a psicóloga Arianne Scribonne, da Casa Humana, aborda os desafios emocionais da gestação, do pós-parto e de como o suporte psicológico pode contribuir para aumentar o vínculo entre mãe e filho, reduzindo o risco do desmame precoce.     
  

Dia 5/8. Sexta, 15h às 17h  
Sala Múltiplo Uso 1 | 20 vagas | Livre | Grátis   

Inscrições no local, 30 minutos antes da atividade

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *