Campinas Shopping traz dinossauros em tamanho real durante exposição “Mundo Jurássico”

Divulgação

O Campinas Shopping recebe a exposição Mundo Jurássico. De 14 de julho a 14 de agosto, o visitante poderá interagir com 12 réplicas de dinossauros em tamanho natural e até entrar em um ovo jurássico para fazer fotos. Espalhados pelos corredores do centro de compras, os dinos se movimentam e emitem sons como se estivessem em seu hábitat há milhões de anos. O mais temido dos “animais”, o tiranossauro rex, também é o maior da mostra, com 13 metros de comprimento e 6 metros de altura. “A exposição percorreu mais de 50 cidades brasileiras até chegar a Campinas e é um sucesso absoluto, que garante muita diversão e conhecimento ao público”, afirma Thaís Sperancini U Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping.

As réplicas da exposição Mundo Jurássico são obras de cientistas, artistas e educadores. Os dinos foram projetados por um grupo de engenheiros que ainda hoje incorpora novos recursos tecnológicos para tornar a interação do público com os “animais” ainda mais real.

Por dentro, os dinossauros têm esqueleto de aço reforçado e preenchimento corporal com espuma de alta densidade. Esculpidas manualmente, com aplicação de camada tripla de borracha de silicone, são pintadas com tinta à prova d’água para instalações em ambientes abertos e fechados. Os movimentos e os sons dos dinos são comandados por dispositivos elétricos e eletrônicos.

A parte científica e educativa no processo de produção das réplicas envolveu o Instituto de Geologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e ficou a cargo de um grupo de paleontólogos, estudiosos dos seres que viveram num passado remoto na Terra.

O trabalho da empresa Smart Mix, Brasil, responsável pela produção de Mundo Jurássico, também conta com especialistas em montagens de cenários cinematográficos, cenógrafos, museólogos e arquitetos, que criaram o visual e o funcionamento de todo o aparato da mostra.

A exposição traz textos sobre a vida dos dinossauros, a classificação das espécies, informações sobre fósseis e uma infinidade de curiosidades. O visitante do Campinas Shopping vai saber, por exemplo, que o nome “tiranossauro rex” significa “lagarto tirano rei”. Com cerca de 900 quilos, foi um dos maiores carnívoros que já pisou na Terra.

Além do grandalhão tiranossauro rex, com 13 metros de comprimento e 6 metros de altura, a mostra traz o t-rex filhote e o t-rex rider. Estegossauro, tricerátopo, ouranossauro, espinossauro, parassaurolofo, carnotauro, amargassauro, apatossauro rider e uma dupla de paquicefalossauro também são as estrelas da exposição.

Adultos e crianças que percorrerem os corredores do centro de compras poderão fotografar as 12 espécies do Mundo Jurássico. Outra parte divertida do passeio é reservada ao ovo jurássico. Com 1,20 metro de comprimento e 1,40 de altura, o visitante poderá entrar na peça para fazer fotos.

“Esta, sem dúvida, será uma experiência inesquecível para a cidade. E nos orgulhamos por poder proporcionar lazer, informação e conhecimento para quem visitar a exposição no Campinas Shopping”, finaliza Thaís Gomez.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.