Férias: é hora de sair da frente das telas! Educadores físicos dão dicas para atividades em todas as idades

Divulgação

As férias de julho estão chegando e, com elas, o frio. Crianças e adolescentes em casa é sinal de maior uso das telas. Já é confirmado que os prejuízos são muitos, inclusive de desenvolvimento e até depressão grave.

Mau humor, agressividade, ansiedade são marcas fortes de quem usa excessivamente tablets e celulares. Mas é possível aproveitar os dias para movimentar o corpo e ainda se divertir.

O professor da Educação Infantil do Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (SP), Romário Mateus, explica que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças até 5 anos devem brincar pelo menos 3 horas por dia para o bom desenvolvimento.

Já para os maiores, Daniel Durigati, professor do Ensino Médio, explica que apesar do foco no vestibular e nas provas do final do ano, é importante manter a mente sã com outras atividades para aliviar a pressão do período.

Confira algumas dicas para que as férias sejam animadas, quentes e divertidas para todas as idades:

  1. Para os pequenos, caça ao tesouro é uma brincadeira que incentiva a interação entre a família. Os pais leem as pistas e vão orientando os filhos com dicas.
  2. Caminhada e passeio ciclístico com os responsáveis ajudam no desenvolvimento das crianças, além de auxiliar na saúde física e emocional.
  3. Ainda com as crianças, aproveitar os espaços interativos da cidade como o Sesc, e outros lugares ao ar livre para brincar com bolas, cordas, bambolês.
  4. Outra dica, principalmente se os pais não terão o período livre com os filhos, é aproveitar os cursos de férias. Os alunos do Colégio Divino Salvador, por exemplo, terão a oportunidade de interagir com outras crianças da mesma faixa etária, aproveitando o espaço e a estrutura da escola e com a supervisão de profissionais qualificados.
  5. Já para os maiores, uma boa ideia é convidar os pais para um passeio na Serra do Japi, fazer uma caminhada, conversar sobre outros assuntos e distrair a mente enquanto exercita.
  6. Aproveitar os espaços que a cidade oferece, como o Mundo das Crianças em Jundiaí (SP), se reunindo com amigos e colegas para a prática de esportes como futebol de areia, basquete, vôlei e ciclismo.

Os professores ressaltam que é importante dedicar um período do dia para as atividades físicas e, de preferência, na companhia dos responsáveis. “Pais ativos, filhos ativos”, reforça o professor Romário.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.