Evento online debaterá ações para proteção da Mata Atlântica

Divulgação

No próximo 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Esta data é uma referência ao momento em que Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, no qual ele descreveu, pela primeira vez, sobre a biodiversidade das florestas tropicais das Américas, em 1560. Para reforçar a importância dessa comemoração, o Projeto Olhos da Serra promoverá, a partir das 14h, uma roda de conversa online e aberta ao público.

Raquel Melillo, gerente técnica do Projeto Olhos da Serra, explica que o principal objetivo do evento é dar seguimento às ações necessárias para proteção e melhoria da qualidade da Mata Atlântica e da vida das populações inseridas no bioma, explica Raquel Melillo, gerente técnica do Projeto Olhos da Serra, que luta para conservar os mais de 2 mil hectares da Reserva Biológica (Rebio) da Serra do Japi, localizada em Jundiaí (SP). “Temos aqui um importante remanescente florestal de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, com grande riqueza hídrica e biodiversidade de flora e fauna. Precisamos cuidar deste espaço tão necessário”, afirma.

A roda de conversa virtual, que terá início às 14h, abordará diversos pontos essenciais para que a sociedade, iniciativa privada e poder público sigam atuando juntos em prol da conservação desse importante patrimônio.

Com este objetivo, Wagner de Paiva, gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, fará uma apresentação sobre o Plano Municipal da Mata Atlântica. ”Os principais pontos a serem abordados serão a espacialização das áreas passíveis de recuperação no mapa e o estabelecimento de corredores ecológicos no município. Isso gera a necessidade de uma série de ações do poder público e da comunidade local, por isso é tão importante a participação de todos”, convida.

Os interessados em acompanhar a roda de conversa poderão fazer a inscrição por este link. Confira a programação completa:

Serviço

Evento online

Data: 27/05/2022

Horário: 14h às 16h

Programação:

14hs –  Abertura

14h15 – Projeto Olhos da Serra (Raquel Melillo – Gerente Técnica)

14h30 – Plano Municipal da Mata Atlântica (Wagner de Paiva– UGPUMA Jundiaí)

14h45 – Ações do Conselho das APAs (Cleide de Oliveira – Gestora da APA)

15hs – Experiências da Mata Santa Genebra – Campinas (Cristiano Krepsky – Fundação José Pedro de Oliveira )

15h15 –  Abertura para perguntas e debate com participantes.

16hs – Encerramento.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.