Atenção Básica de Jundiaí incentiva o pré-natal odontológico

Divulgação

Na UBS Rio Acima, localizada na Av. Geraldo Azzoni, o atendimento odontológico às gestantes é realizado diariamente. O serviço faz parte do cardápio oferecido em toda a rede de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí. O acompanhamento odontológico para as gestantes, chamado de pré-natal odontológico, consiste em conscientização e tratamento para mulheres grávidas, do início ao fim da gestação. Jundiaí, que é integrante do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e Urban95, incentiva e proporciona o atendimento.

A futura mamãe Liliana Patrícia da Silva, de 35 anos, é atendida pela UBS Rio Acima, é tem realizado frequentemente as consultas com a dentista da unidade. “Estou de 37 semanas e fazia bastante tempo que não passava com um dentista. Comecei a fazer o acompanhamento no terceiro mês, quando vim na UBS para fazer uma consulta e fui informada desse pré-natal odontológico”, comenta.

Segundo ela, a saúde bucal não era prioridade para ela, até ser orientada pela equipe de saúde. “A gente acaba ficando preocupada com outras coisas, mas fui orientada a fazer também essas visitas, que são importantes não só para a mãe como para o filho, e desde então tenho realizado as consultas regularmente”, completa.

Atualmente, 12 gestantes fazem o acompanhamento na UBS Rio Acima, mas esse número já chegou próximo de 30 mulheres realizando as consultas no mesmo período. A odontóloga Fernanda Juliana Adriano Medina é a responsável por ministrar os atendimentos. “Percebemos que a maioria das grávidas que atendemos não ia ao dentista há algum tempo. Nossa tarefa mais difícil é conscientizar as futuras mamães de que o tratamento odontológico não prejudica a gestação, muito pelo contrário. O risco de não ir ao dentista é maior do que o do tratamento realizado”, afirma a especialista.

Ela reforça que o tratamento odontológico é tão importante quanto todos os outros durante a gravidez. “A saúde começa pela boca e algumas infecções bucais podem acabar chegando ao bebê e trazer problemas. Todo mês fazemos palestras para a conscientização sobre a importância do pré-natal e atendemos cada gestante de acordo com as necessidades, podendo haver consultas semanais em alguns casos mais graves”, aponta.

O acompanhamento não acaba com o fim da gestação. Após o nascimento, a equipe da UBS ainda realiza visitas às casas das mães para orientar sobre o aleitamento materno para os recém-nascidos.

De acordo com dados da Atenção Básica de Jundiaí, o Município registra cerca de 240 partos por mês gestantes no mês de abril, em cuidado pré-natal e pré-natal odontológico.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.