Quem carrega a mochila escolar de seu filho?

Freepik

Você é do time que carrega a mochila escolar de seu filho ou deixa que ele leve?

Pode parecer uma boa intenção amorosa carregar a mochila, porém neste pequeno gesto estamos assumindo a responsabilidade das crianças para nós.

Segundo Içami Tiba em seu livro “Disciplina – Limite na medida certa”, “As mães que carregam as mochilas dos filhos estão lhes ensinando que cabe a eles curtir a vida enquanto a elas cabe a responsabilidade de tudo.”

Em tantos anos de escola, já vi diversas cenas de pais carregando a mochila de filhos. Já vi também a criança largar a mochila no chão ao ver o pai ou a mãe na hora da saída. É uma cena desrespeitosa e passa a impressão de que é obrigação dos pais carregar não só a mochila, como todas as dificuldades que encontrar pela vida.

O fato é que a mochila escolar deve ser organizada pelas crianças e não deve ser tão pesada que não consigam carregar. O que os pais podem fazer é ajudar na organização dos materiais, dispondo-os de forma mais adequada, deixando que alguns deles sejam carregados nas mãos para dividir o peso.  

Como podemos querer que a criança tenha interesse pelo estudo se não deixamos que ela assuma suas responsabilidades por ter dó e passar a impressão de que a escola é um fardo pesado para sua vida?

Comece hoje mesmo a deixar de fazer tudo para sua criança e mudar o discurso. Não assuma tudo por ela, uma vez que é impossível aprender por ela!

Ensine a criança desde pequena que arrumar a mochila, deixar o uniforme separado na noite anterior e carregar a própria mochila e lancheira para ir para a escola faz parte da responsabilidade dela!

Lembre-se de que em todo o processo você deve demonstrar todo o orgulho que tem pela criança e que todo seu esforço em relação aos estudos está fazendo a diferença todos os dias.

Por mais difícil que seja, os pais têm que ir aos poucos nos tornando “desnecessários” para nossos filhos. Preparar para a vida e para o futuro é o nosso desafio diário e ao transmitirmos esse senso de responsabilidade para nossos filhos estamos favorecendo seu amadurecimento e compromissos.

Um abraço a todos

Letícia

@desemburre

Autor Leticia Schmidt

Mãe do Rafael de 13 anos e da Amanda de 10, formada em Letras e Pedagogia com Pós-graduação em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Atualmente mora com a família no México e participa de um trabalho voluntário como contadora de histórias para escolas públicas da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *