Projeções de vídeos sensibilizam sobre a Água e a Serra do Japi

Divulgação

Jundiaí (SP), de março de 2022 – No dia 22 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, Jundiaí receberá intervenções culturais em cinco pontos da cidade, com projeções de vídeos, a partir das 19 horas e 30 minutos, para sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação da água e da Serra do Japi. A ação ainda busca engajar as pessoas a conhecerem sobre o Projeto Olhos da Serra e a sua relevante atuação na preservação dos recursos hídricos, já que a área é muito rica em nascentes, que irão abastecer mananciais da região.

A diretora de cultura da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), Eliana Schiozer, explica que o objetivo principal da ação é fazer a sensibilização da população sobre a importância do recurso natural e finito que é a água. “Na verdade, temos muito a evoluir, como sociedade, antes de comemorar. A data precisa servir, principalmente, de conscientização da população sobre a utilização dos recursos hídricos, que nos é tão precioso”.

As projeções, produzidas pelos artistas Carla Candiotto e Rodrigo Matheus do Espaço Japi Meio Ambiente e Cultura, acontecerão em cinco pontos diferentes da cidade: Departamento de Água e Esgoto (DAE), Igreja Santa Clara, Igreja Nossa Senhora do Desterro (Matriz), Prefeitura de Jundiaí e no Maxi Shopping Jundiaí.

Nesse ano, o Dia Mundial da Água tem como tema “Águas Subterrâneas: tornando o invisível visível”, com foco em sensibilizar sobre como as mudanças climáticas impactam o lençol freático e, consequentemente, a oferta de água por meio dessa fonte.

Para o Diretor de Mananciais da DAE e Vice-presidente do Consórcio PCJ, Martim Ribeiro, a água é um elemento essencial à vida, e que constitui a matéria-prima da DAE, na prestação dos serviços de saneamento. “Fazer parte desta importante ação no Dia Mundial da Água reforça o compromisso socioambiental que temos na garantia da oferta de água à população, em qualidade e quantidade”.

Eliana reforça que a intervenção cultural será aberta à população e que as pessoas poderão tirar fotos nos locais das projeções e compartilhar com as hashtags #olhosdaserra, #serradojapi, #diadaagua. “É um convite para refletir sobre nosso momento atual e o quanto temos e podemos fazer para preservar e cuidar dos recursos hídricos, ainda mais estando tão perto da Serra do Japi, um lugar tão importante para nossa região”.

Circuito de palestras busca sensibilizar a comunidade sobre a Serra do Japi

No mesmo dia, a partir das 14 horas, será promovido um circuito de palestras no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), que fica no bairro de Santa Clara. O evento, que é organizado pelo Consórcio PCJ, SAB Santa Clara, e DAE, contará com a presença dos parceiros do Projeto Olhos da Serra (Prefeitura Municipal, Fundação Serra do Japi, Coca-Cola Brasil, Coca-Cola FEMSA Brasil, Global Environment & Technology Foundation – GETF), e será aberto ao público em geral, mediante inscrições prévias, visto que as vagas são limitadas.

Todos os temas das palestras serão relacionados à água, como uso, impacto, preservação, desafios da população e das regiões, entre outros.

A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, destaca a importância do envolvimento da sociedade com as ações do Projeto Olhos da Serra. “A participação da população é necessária e estratégica, ao preservar áreas como a Serra do Japi, estamos cuidando daquilo que é nosso e, ao mesmo tempo, construindo o futuro que queremos para nós e para as futuras gerações”.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/wFTP5SHbfRZ7ecMG9.

Serviço:

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Data: 22/03/2022

Horário: A partir das 14 horas

Local: Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM /FUNDAÇÃO SERRA DO JAPI): Av. Atílio Gobbo, número 1586/2036, bairro Santa Clara, Jundiai-SP

Programação:

14h00: Cerimônia de Abertura;

14h40: O que é a Serra do Japi e qual é a importância de preservá-la?

Palestrante: Vânia Plaza Nunes (Superintendente da Fundação Serra do Japi);

15h00: Quem é a SAB Santa Clara, e qual é o seu papel na preservação da Serra do Japi?

Palestrante: Hanah Traldi (Presidente da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho – SAB Santa Clara);

15h30: Bacias Hidrográficas: os impactos da ocupação e uso do solo.

Palestrante: Dr. Afonso Peche Filho (Pesquisador no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico de Campinas – IAC);

16h00: Intervalo (café);

16h20: Bacias hidrográficas do município de Jundiaí e desafios para a garantia de água à população.

Palestrante: Martim Ribeiro (Diretor de Mananciais da DAE Jundiaí);

16h40: Quais são os desafios das Bacias PCJ, SMT e Alto Tietê, onde a Serra do Japi está inserida?

Palestrante: Andréa Borges (Gerente Técnica do Consórcio PCJ);

17h00: Responsabilidade socioambiental da Coca-Cola Brasil e os investimentos realizados no país.

Palestrante: Rodrigo Brito (Gerente de Sustentabilidade Cone Sul da Coca-Cola para a América Latina);

17h20: Plataforma de projetos da Fundação Coca-Cola na América Latina, coordenada pela GETF.

Palestrante: Márcio Dionísio (Coordenador Regional/América do Sul da Global Environment & Technology Foundation – GETF).

17h40: Sensibilização ambiental a partir de intervenção cultural desenvolvida pelo Espaço Japi Cultura e Meio Ambiente;

18h: Encerramento do evento, com o início da intervenção cultural na Igreja de Santa Clara.

Sobre o Projeto Olhos da Serra

O projeto Olhos da Serra tem como objetivo sensibilizar moradores, comunidade local, órgãos gestores e turistas sobre a importância da preservação e conservação da Serra do Japi (Jundiaí/SP), território caracterizado por sua relevante biodiversidade e riqueza hídrica. As ações desenvolvidas visam também incentivar os moradores a colaborar com as ações de monitoramento e fiscalização, por meio de um canal de comunicação gerenciado pela Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara).

O projeto está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e a Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), com o patrocínio da Coca-Cola Foundation. Também apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil, a Fundação Serra do Japi, DAE Jundiaí e a Global Environment & Technology Foundation (GETF).

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *