Espetáculo para crianças ‘Mig Meg Mug’ traz acessibilidade criativa para o palco

Divulgação

No domingo, 20/3, às 16h, a Manifesta Cia apresenta no Sesc Jundiaí o espetáculo ‘Mig Meg Mug’, uma atração repleta de recursos criativos que proporciona a crianças e adultos a oportunidade de tomar contato com a acessibilidade de uma forma diferente. Além de libras, o espetáculo traz atrizes que narram, cantam, audiodescrevem e vivem a história das personagens. Os ingressos estão à venda e são grátis para crianças até 12 anos.

A trama conta a história da gata Mig e da menina Meg que são amigas inseparáveis desde pequenas. O tempo passa, Meg se torna uma jovem adulta cheia de planos e sonhos e Mig envelhece. Um acontecimento inesperado muda radicalmente o cotidiano das duas: Mig fica cega. É nesse momento que a ratinha Mug junta-se a elas. Além de dividir medos, alegrias e biscoitos deliciosos, Mug passa a mostrar com palavras tudo aquilo que os olhos de Mig não podem mais ver.

O texto é de autoria das atrizes e da diretora Alice Possani, livremente inspirado na História de Mix, Max e Mex, fábula do autor chileno Luís Sepúlveda. Com o objetivo de estimular o protagonismo feminino, diferentemente da fábula de Sepúlveda, no espetáculo a história é protagonizada pelas personagens femininas Mig, Meg e Mug. O enredo aborda de modo sensível e poético o tema da amizade e das diferenças, que marca a fábula de Sepúlveda, oferecendo ao público uma história divertida e singela sobre o verdadeiro valor da amizade.

A cegueira da gata Mig como aspecto crucial na história colocou a Manifesta Cia num caminho criativo com questões que atravessam a realidade das pessoas com deficiência. Então, para além de um recurso de acessibilidade, a audiodescrição tornou-se parte da dramaturgia, conectando-se à necessidade e à urgência de criar espetáculos teatrais a partir das diferentes formas de percepção do mundo. Para  construir esse percurso  o  projeto contou com a consultoria em acessibilidade criativa do ator e bailarino  Oscar Capucho, artista cego que conduziu provocações e revisões na narrativa desta história audiodescrita ao vivo pelas atrizes em cena.

Serviço 

Espetáculo com Audiodescrição e Libras
Mig Meg Mug

Com Manifesta Companhia
Direção e iluminação: Alice Possani
Criação e dramaturgia Brisa Vieira, Gabriela Giannetti, Lila Marília e Alice Possani
Atuação: Brisa Vieira, Gabriela Giannetti e Lila Marília
Dias 20/3, às 16h
Teatro
Classificação: livre
Ingressos: R$ 12,00 (meia e credencial plena) e R$ 24,00 (inteira)


Venda de ingressos 
On-line a partir do dia 15/3, às 14h: www.sescsp.org.br/jundiai  
Na bilheteria física, a partir do dia 16/3, às 17h: Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600 – de terça a sexta, das 10h às 19h30; sábado, das 11h às 18h30 e, domingo, das 10h às 18h30.
 
 

O que é necessário para acessar a unidade: 

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra covid-19, evidenciando duas doses ou dose única. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.  

O uso da máscara é obrigatório durante a permanência na unidade.  

Crianças de 5 a 11 anos também devem apresentar o comprovante evidenciando uma dose (conforme calendário do município)

Em caso de atividade que exija ingressos, será necessário apresentar o ticket com QR Code na entrada do evento

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *