Saúde implanta novo sistema de testagem COVID-19 em parceria com Butantan

Divulgação

Rápido e fácil. Assim é o novo sistema de testagem implantado em Jundiaí nos Prontos Atendimentos Exclusivos para Síndrome Gripal. O equipamento do laboratório HiLab oferece o resultado de positividade ou não para COVID-19 em 15 minutos, a partir de coleta de secreção nasofaríngea a partir do primeiro dia de sintomas. A metodologia tem por objetivo, não somente agilizar o resultado ao paciente, como o lançamento da informação nos bancos de dados do município.

“Esta é uma parceria da Fundação Butantan/Laboratório Hilab com municípios do Estado de São Paulo e Jundiaí foi contemplada devido ao excelente desempenho durante a testagem de anticorpos que utilizava a mesma tecnologia, ainda no início do ano. Agora, a testagem é de antígeno, ou seja, logo no início dos sintomas será possível saber se está com COVID-19”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

O equipamento já está sendo utilizado no mesmo formato de parceria em outras cidades paulistas de outras regiões. A testagem é realizada em pessoas a partir dos 2 anos de idade, com coleta de secreção nasofaringea, que é diluída e avaliada de maneira digital em leitor óptico do equipamento.

A tecnologia é empregada nos Prontos Atendimentos Exclusivos de Síndrome Gripal/COVID-19: PA Hortolândia, UPA Vetor Oeste e PA Retiro. “Com a agilidade do teste as pessoas já são direcionadas para os fluxos específicos de atendimento, garantindo maior eficiência na prestação do serviços”, salienta.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *