Grendacc comemora seu índice de cura de 80%

Divulgação

Amanhã, 23 de novembro, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, data de grande importância para o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), que há 26 anos luta para contra a doença e oferece um tratamento digno e de qualidade para crianças de 0 a 19 anos de Jundiaí e região. O Hospital da Criança do Grendacc se orgulha em ter um índice de cura de 80% – o mesmo preconizado pelo Ministério da Saúde -, graças à dedicação e profissionalismo de sua equipe. São vitórias como a do pequeno Miguel Silva Moreira, de 4 anos, que movem a instituição. Em setembro de 2020 ele foi diagnosticado com um raríssimo Tumor Teratoide Rabdoide no sistema nervoso central – com chance de cura menor do que 20% –  e hoje (dia 22) tocou o sino da vitória, que simboliza o final do tratamento efetivo.

O Miguel passou por uma cirurgia no dia 30 de setembro de 2020 e chegou ao Grendacc logo em seguida, para iniciar as sessões de quimioterapia. A oncologista do Hospital da Criança do Grendacc, Arianne Casarim, explica que ele precisou fazer um protocolo intenso, pela gravidade da doença, e depois de terminar a quimioterapia foi encaminhado para o Hospital Santa Marcelina (em São Paulo), em 4 de maio deste ano, para transplante autólogo (infusão da própria medula, coletada anteriormente, após altas doses de quimioterapia). “No dia 16 de maio ele teve o que chamamos de ‘pega da medula’ e voltou para Grendacc no final de maio”, conta a médica. Em agosto fez radioterapia e em setembro fez uma ressonância magnética do crânio para o final de tratamento e o resultado foi que não havia nenhuma lesão. Agora, ele segue fora de tratamento efetivo, apenas com retornos mensais para exames e avaliação.

Sempre simpático e sorridente, Miguel conquistou o coração de todos, foi um guerreiro durante o tratamento e hoje era só alegria ao lado da família. A mãe, Márcia, estava emocionada e agradeceu imensamente a Deus, por essa cura, e a todos da instituição. “O Grendacc é um lugar de luz, que sempre nos acolheu a ajudou no pior momento de nossas vidas. Sempre fomos atendidos com alegria e carinho e sou muito grata por todos que cuidaram e oraram pelo meu filho.”

A médica oncologista, Silvana Forsait, que acompanhou Miguel durante todo o tratamento, disse que o grande objetivo é sempre chegar nesse momento de vitória, mas também é fazer com que a estrada seja mais suportável, porque o caminho é longo e árduo. “Nós criamos um vínculo grande, de confiança e afeto, por isso estamos contentes demais hoje e vamos continuar caminhando juntos.”

Isabela Bastos Cardoso, presidente do Grendacc, afirmou que esse é o momento pelo qual a instituição luta, é a razão da existência do Grendacc. “Estar aqui, poder ouvir essas palavras e ver o Miguel cheio de energia e tendo um futuro é o melhor presente.”

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *