Idosos de Jundiaí gravam podcast que vai ao ar dia 1/10

Divulgação

Nesta sexta, 1º de outubro, quando é celebrado o Dia Internacional do Idoso – data que marca a importância dos direitos da pessoa com 60 anos ou mais e a atenção que esse grupo merece – vai ao ar nos canais do YouTube do Sesc um podcast idealizado e protagonizado por pessoas idosas. A série “Nunca é Tarde”, projeto realizado coletivamente, envolveu mulheres e homens do Trabalho Social com Idosos (TSI) das unidades do Sesc de Jundiaí, de Piracicaba e de Registro.

Desenvolvido de modo on-line, entre os meses de abril e junho de 2021, os idosos das três cidades participaram de encontros semanais nos quais aprenderam um pouco mais sobre o que é um podcast e como fazê-lo, além de conhecerem exemplos de podcasts produzidos também por pessoas idosas. Ao final dessa parte teórica, que abordou o letramento digital sob o oportuno tema “tecnologia, maduros e a pandemia – prós e contras”, os idosos se reuniram para preparar o seu próprio podcast. A escolha do formato (programa de variedades), do tema, do conteúdo, da pesquisa de trilha e de outros itens, foi feita pelo grupo. O projeto foi mediado por Silvia Morello, Nathalie Delahousse e coordenado pelas equipes do TSI e do ETA (Espaço de Tecnologia e Artes) das unidades envolvidas.

Ao longo de três episódios, os idosos compartilham com o público seus desafios, medos, alegrias e conquistas, além de intercalar suas falas com referências a grandes personagens da história brasileira que se superaram após os 60.

No primeiro episódio, o ouvinte vai conhecer a Nelma, de Jundiaí, e o poder curativo de suas histórias. E com a Marli, de Registro, vai viajar pelas belezas naturais, tradições populares, povos e bichos do Vale do Ribeira.

No segundo episódio, o Walter, de Piracicaba, síndico experiente conta seu sucesso ao descobrir a tecnologia como excelente aliada para melhoria e modernização da gestão do condomínio que administra. E tem também a Marlene, de Registro, avó de quatro meninas e um menino, que narra seus apuros ao alfabetizar uma de suas netas.

No terceiro e último episódio, o Carlos, de Jundiaí, faz um balanço entre os prós e contras da era digital, e transita entre as facilidades e os excessos desse universo. Fechando a série, a Leonina, também de Jundiaí, olha para o passado das cartas à mão, com seus envelopes e selos, e contempla o presente e o futuro com suas tecnologias que facilitam e encantam com tantas possibilidades e aprendizado desafiador.

Parcela significativa da população, os idosos representam 16% dos brasileiros, cerca de 34 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O TSI acolhe esse público especialmente por meio do programa de educação não formal do Sesc que estimula o protagonismo idoso, a quebra de estereótipos e de preconceitos.

Serviço

Podcast do TSI
Letramento Digital – “Nunca é Tarde”
Realização Sesc Jundiaí, Piracicaba e Registro
Mediado por Silvia Morello, Nathalie Delahousse
Coordenado pelas equipes do TSI e do ETA das unidades envolvidas
Os episódios serão publicados sequencialmente, a partir das 10h, no canal do YouTube do Sesc Jundiaí (https://youtube.com/sescjundiai) e demais unidades participantes
Classificação livre

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *