Pinacoteca recebe exposição em comemoração aos 60 anos do Chico Bento

Divulgação

Em sua reabertura para visitação do público, a Pinacoteca Municipal Diógenes Paes Duarte sediará, de 28 de agosto a 27 de outubro, a exposição “Chico Bento – 60 Primaveras”, que marca o sexagenário deste personagem tão querido no Brasil. O personagem da Vila Abobrinha será homenageado em uma mostra que contará com peças históricas e cenográficas, materiais audiovisuais, fotografias, entre outros, que narram sua trajetória ao longo de tantos anos de sucesso.

Chico Bento entrou para os quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções e, desde então, está presente nas diversas áreas do multiverso da MSP. Ele tem uma participação importante em revistas, livros, materiais institucionais, eventos, shows, parques, desenhos animados, games, produtos licenciados e até é protagonista em releituras de obras de arte.

Em seus 60 anos de história, Chico segue reforçando a mensagem da preservação ambiental para mais de quatro gerações – atingindo crianças, jovens e adultos. Depois de ser nomeado a cargos tão importantes como embaixador da proteção das nascentes do Pantanal e ainda dar uma forcinha a mais na Hora do Planeta, no ano passado, o personagem foi promovido a embaixador oficial do WWF-Brasil. Durante a visita à exposição, os fãs são convidados a conhecer todos os feitos pelo mundo afora realizados nestas seis décadas de sucesso.

Para Mauricio de Sousa, desenhista e criador da Turma da Mônica, “o público de todas as idades entrará no clima interiorano e se conectará com a simplicidade do Chico Bento e seu amor pela natureza, transmitidos por meio de seu singular bom humor e dialeto um tanto quanto característico”, pontua. Segundo Jacqueline Mouradian, curadora da exposição, “o prédio da Pinacoteca, tombado em 2010, e todo o seu entorno, foram inspiradores para o desenvolvimento do ambiente em que o personagem é inserido. A seleção do conteúdo foi feita criteriosamente para que essa experiência seja inesquecível, assim como o legado do personagem”.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, é um grande prazer retomar o funcionamento com público dos equipamentos culturais municipais com uma celebração pelo aniversário de um personagem tão querido e conhecido. “Apesar de sua pujança econômica e proximidade com a capital do Estado, Jundiaí ainda mantém muito de seus ares de cidade interiorana e que incentiva a brincadeira e o aprendizado por meio da diversão, visto que somos a ‘Cidade das Crianças’. Neste clima de muita comemoração e de alegria pela reabertura dos nossos espaços ao público, damos a todos as boas-vindas a esta festa”.

Com entrada gratuita, os fãs poderão conferir “Chico Bento – 60 Primaveras” de terça a domingo, das 10h às 17h. O acesso às visitas será controlado na entrada, com lotação máxima de até 50 pessoas, conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC). Estão também confirmadas todas as medidas de segurança, como o distanciamento social, uso de álcool gel e uso obrigatório de máscaras. O local conta com acesso para pessoas com deficiência e piso tátil, e a exposição possui audiodescrição.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *