Semana do Bebê e do Aleitamento Materno tem programação

Divulgação

Entre os dias 01 e 07 de agosto será realizada mais uma edição da Semana do Bebê e da Semana do Aleitamento Materno de Jundiaí (#SMAMJUNDIAI2021) com atividades on-line e com as participações de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura. Além de abordar o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” de modo intersetorial, a proposta do evento será a de incentivar o aleitamento materno, por meio de depoimentos e palestras com especialistas no tema.

A programação se concentrará em como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo. O tema está alinhado com a área temática 2 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que destaca os vínculos entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres, crianças e nações. Os objetivos da Semana são informar sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular-se com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

O evento inaugural será no dia 02 de agosto (segunda-feira), às 10h, com a abertura da Semana do Bebê, organizado pelo Comitê Gestor Regional do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI), com as participações especiais do Nenê do Zap e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A abertura será transmitida nos canais do YouTube e do Facebook do Comitê Regional Primeiríssima Infância (SPPI).

á na quarta-feira (04), às 9h30, a Prefeitura de Jundiaí realiza a live com o tema “Amamentação é proteção. O evento será transmitido pelas redes sociais da TVTEC e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Para esse encontro estão previstas as participações: do prefeito Luiz Fernando Machado, que irá compartilhar as iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças para a amamentação; a pediatra Márcia Borges, que irá abordar a amamentação e a imunização contra a Covid-19; a educadora Ana Tereza Gavião, que irá tratar da importância da família e da rede de apoio; a médica e articuladora do SP pela Primeiríssima Infância Gerusa Moura; a supervisora escolar Fabiana Bolsari, que vai abordar a importância da continuidade do aleitamento exclusivo após o ingresso da criança em creche; e a mãe e escritora Gabrielle Gimenez, autora do livro “Leite Fraco?”.

Na sexta-feira (07), às 10h, o Hospital Universitário de Jundiaí comandará uma live, sobre o tema “Amamentação e sustentabilidade”. O evento será transmitido pelo Zoom e contará com as participações das seguintes profissionais: Marcela Bionti, nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano de Jundiaí; Leslie Zonho, supervisora de enfermagem na maternidade do HU e idealizadora do IHAC; Tatiana Fávaro, idealizadora da Rede Ativista de Criação Consciente Criar Filhos; Sandrelle Martins Morais Reis, enfermeira BLH e Isabelle Fracaroli, colaboradora do setor de compras do HU.

A programação segue no dia 13 de agosto, com o Seminário Proteger a Amamentação, que será realizado pela plataforma Zoom, das 9h às 14h. Além de profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o evento é voltado aos demais profissionais do Comitê ampliado da Primeira Infância da Prefeitura. Os interessados podem se inscrever até as 8h do dia do evento por meio de formulário on-line.

Participam do Seminário: Rosana Divitiits, da Rede Internacional em Defesa dos Direitos de Amamentar (IBFAN), que irá falar da proteção e potencialização do Aleitamento; Marcela Bionti, do Banco de Leite, para falar da importância do aleitamento materno exclusivo; a medida Stela Tavolieri de Oliveira, professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), para tratar de pesquisas científicas sobre o tema; além de apresentação cultural de Baby Fusion e de uma roda de depoimentos de pedagogas, enfermeiras e psicólogos.

Mais atividades
Ao longo da programação estão previstas atividades virtuais e interativas pela série “Pílulas de Tetê”. O conteúdo será compartilhado nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, por meio das hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021.

Estão previstas atividades de Yoga e de consciência corporal e de respiração com Ana Pasqual; relatos de usuárias; informações sobre aleitamento e cuidados afetivos com os bebês; além de apresentações artísticas pela UGC. Serão também transmitidos vídeos institucionais nas redes de televisões dos equipamentos públicos municipais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Assessoria de Imprensa

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *