Comunidade online Mães de Jundiaí completa 7 anos

O Mães de Jundiaí, com mais de 19 mil membros no Facebook, completa em maio 7 anos de existência. O espaço virtual foi lançado para criar representatividade entre as mulheres que vivenciam a maternidade na região.

Lívia Haddad, líder da Comunidade Mães de Jundiaí, conta que a ideia de dar início em um grupo online surgiu após participar de outros nacionais. “Eu fazia parte de algumas comunidades, mas não me sentia totalmente representada, pois muitas das dúvidas que eu tinha eram referentes a coisas aqui da minha cidade”.

No começo, Lívia pensou apenas em convidar as amigas. “Com isso, minhas amigas começaram a convidar outras amigas, que convidaram outras mães e hoje o grupo tem mais de 85% de membros ativos”.

Hoje Lívia conta com uma equipe voluntária de moderação. “São mulheres que já eram ativas no grupo e hoje entendem sobre a importância das regras e a forma correta de gerenciar. Sou grata por ter Rita, Daniela, Drielle e Ana Mara na minha vida, pois elas entendem tanto meu lado de líder quanto o lado das mães que são membros”.

Durante este período a frente do Mães de Jundiaí, Lívia recebeu o reconhecimento da plataforma pela sua administração. “Hoje sou considerada uma Facebook Power Admin pela minha capacidade de gerenciamento da comunidade. E isso é muito importante porque além de criar um espaço de apoio, eu tenho a possibilidade de ver que os membros se sentem pertencentes ao Mães”.

E estar ligada diretamente ao Facebook faz com que a líder do Mães tenha ainda mais entendimento sobre sua administração. “Hoje eu estudo muito sobre comunidade, aprendo diariamente com outros Power Admins, tenho contato direto com funcionários do Facebook. Sei muito sobre padrões de comunidade, essenciais para quem quer iniciar uma”.

Em 2020 ela foi convidada para uma série de workshops mensais de formações online, liderados pelo Facebook e por especialistas da comunidade. “Tive a oportunidade de mostrar o Mães de Jundiaí como um case de sucesso no webinar sobre ‘Fundamentos da Comunidade’”.

Para ela, os grupos do Facebook têm a oportunidade de acolher as pessoas, especialmente nesta época de isolamento social. “As comunidades são excelentes redes de apoio, ainda mais porque existem inúmeros temas e assuntos dos mais variados. Como comunidade materna, nossa ideia é mostrar que todas as mães estão navegando no mesmo mar, só que em barcos diferentes, mas que temos umas às outras para nos apoiar sempre.”

Histórias

Na comunidade as Mães de Jundiaí acompanham diversos casos, mas a história da Vanessa Tristão, mãe da Alice, é um verdadeiro ‘case de sucesso’. “Na verdade, ela demonstra exatamente qual a missão do Mães de Jundiaí: apoiar! A Vanessa conseguiu profissionais especialistas dentro da nossa comunidade. Hoje, cada post dessa mãe é uma chuva de alegrias e comentários lindos, porque cada conquista dela como mãe e da Alice é motivo de comemoração entre os membros”.

A mãe da Alice vai além, e afirma que o Mães de Jundiaí é uma família que a apoia nos momentos mais difíceis que tem. “Foi por meio desse grupo que consegui meios de encontrar o diagnóstico da minha filha. Foi nele que consegui aprender e ensinar como o amor pode atingir outras vidas sem mesmo conhecer pessoalmente. Eu agradeço demais por poder fazer parte de uma linda história”.

Autor Livia Haddad

Mãe da Beatriz. Fundadora e editora do Portal Mães de Jundiaí. Jornalista, radialista. Fundadora e líder da comunidade Mães de Jundiaí no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *