Nova presidência quer fixar Grendacc como referência hospitalar em Jundiaí e Região

Imagem: Divulgação

No início deste mês de janeiro uma nova diretoria tomou posse no Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) tendo à frente Isabela Bastos Cardoso, antiga vice-presidente. Verci Andreo Butalo, que por 25 anos presidiu a instituição que fundou, ocupa agora o cargo de vice-presidente. Entre as principais ações para o próximo biênio estão: fixar o Grendacc como referência hospitalar em Jundiaí e Região; aumentar as parcerias com empresas nas oito cidades em que atua; investir cada vez mais na profissionalização dos colaboradores; e fazer com que o trabalho do Grendacc se torne ainda mais conhecido pela sociedade, engajando assim um número maior de pessoas para a sua causa.

 “A ideia é honrar tudo o que foi feito até agora no Grendacc e contribuir para que a instituição continue crescendo”, explica a atual presidente. “Sempre digo que o Grendacc não existiria se não fosse a parceria com a sociedade. Ele vai muito além das paredes da instituição, cada voluntário, funcionário e doador (grande ou pequeno) tem um valor especial. O Grendacc acaba sendo a soma de todas essas pessoas”, afirma Isabela.

Durante a primeira reunião da nova diretoria, realizada em 20 de janeiro, um dia antes de o Hospital da Criança completar 4 anos de atividade, Verci Butalo recebeu uma singela homenagem pelos 25 anos de dedicação na luta contra o câncer e pelo seu trabalho à frente da instituição. “Muito da sua energia, carinho, amor e força de vontade de fazer a diferença na vida dessas crianças foi crucial para o Grendacc se tornar o que é hoje, um hospital de referência na luta contra o câncer infantojuventil. Eu me sinto extremamente honrada em assumir a presidência depois da senhora e sei também que será um grande desafio”, declarou Isabela.

Verci agradeceu o carinho e disse estar muito honrada por ter feito parte desses 25 anos do Grendacc. “Deus não faz nada por acaso, e a sua chegada, Isabela, foi providencial para esse tempo de crise que estamos enfrentando com essa pandemia. Você superou as minhas expectativas e foi uma grata surpresa. Só tenho a agradecê-la por estar assumindo a presidência”, disse a fundadora da instituição. “Esses 25 anos nos Grendacc foram de aprendizado pra mim. Eu só aprendi e espero continuar aprendendo.”

A atual vice-presidente declarou que nesse próximo biênio a ideia e investir ainda mais na profissionalização do hospital. “Embora esse trabalho já tenha começado, o coração sempre falou mais alto, mas chegou o momento de dar um foco maior para a profissionalização”, explicou Verci.

Também presente na reunião, a nova Diretora Secretária, Vanessa Almeida Carvalho, disse que “espera contribuir com o crescimento da instituição, principalmente na parte de treinamento dos colaboradores”. Formada em Engenharia Química, com especialização em Inteligência de Mercado e Gestão de Relacionamentos com o Cliente, Vanessa também é formada em Coaching de Pontos Fortes pelo Gallup (EUA) e pretende aplicar todo seu conhecimento nos treinamentos corporativos que serão realizados na instituição.


Projetos

Um dos principais objetivos de Isabela Bastos Cardoso como presidente do Grendacc é investir na divulgação dos serviços oferecidos pelo hospital, para que ele se firme como referência em toda a região. O Hospital da Criança do Grendacc é especializado no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, mas também atende outras especialidades, inclusive para adultos. Além disso, oferece um centro cirúrgico com equipamentos de ponta – que pode ser utilizado pelos convênios -, UTI, ala de internação e laboratório de análises clínicas.

Além do convênio com as prefeituras – com atendimentos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) -, o hospital também atende pela Clínica Popular, particular e por diversos convênios. “Esse dinheiro que entra por meio dessas parcerias é importante para manter o hospital, que gasta em média R$ 1,5 milhão por mês e, principalmente, para tratar os pacientes com câncer sem recursos. Tais tratamentos são caros e um único paciente pode custar até R$ 20 mil por mês”, esclarece Isabela.

Outra mudança recente é a chegada de Patrícia Rodrigues dos Reis como gestora hospitalar. Formada em Administração Hospitalar e Enfermagem e com mais de 20 anos de experiência na área –  já atuou em hospitais da capital e interior, – ela pretende contribuir com o crescimento do Hospital da Criança aumentando as parcerias com prefeituras e operadoras de saúde, tornando o hospital sustentável.  

Outro projeto que ganha força é o treinamento com a equipe de colaboradores. “Vamos investir em treinamento com as lideranças, mais focado no lado comportamental, visando uma interação maior entre os setores”, afirma Isabela, lembrando que a nova Diretora Secretária é especialista em treinamento corporativo.

Doações

A nova presidente acredita que 2021 será um ano difícil em relação as arrecadações, pois ainda vivemos uma crise no país por conta da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). “A vacina nos traz grande esperança, mas a pandemia não vai passar de uma hora para a outra. Ainda iremos precisar, e muito, da ajuda da sociedade para conseguirmos seguir com o nosso trabalho de excelência em meio à crise”, comenta Isabela. Ela cita como exemplo a queda de arrecadação de 57% do Bazar Permanente em 2020 em relação a 2019. Isso sem falar nos eventos, que foram totalmente suspensos.

Por isso, o Grendacc pretende investir em ações e campanhas para tornar a instituição cada vez mais conhecida na sociedade. A intenção é continuar atuando nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) e mostrar o trabalho que é realizado na instituição com toda transparência de sempre e, assim, engajar mais e mais pessoas para a luta contra o câncer infantojuvenil.

O Setor de Captação também estará empenhado em aumentar as doações on-line, feitas por meio do aplicativo Doar Fácil, da Vakinha e dos depósitos em contas bancárias. Outro foco será a parceria com empresas (por meio de projetos como Empresas-Parceiras e Amigo Leão) de toda a região na qual o Grendacc atua – Jundiaí, Várzea Paulista, Campos Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itupeva, Cabreúva e Cajamar.

Diretoria e Conselhos

A atual diretoria do Grendacc é composta por Isabela Bastos Cardoso (Presidente), Verci Andreo Butalo (Vice-presidente), Getulio White Lima (Diretor Tesoureiro) e Vanessa Almeida Carvalho (Diretora Secretária).

O atual Conselho Deliberativo é composto por Valdir Barbi (Presidente do Conselho), Laércio de Oliveira Pinto (Vice-presidente do Conselho), Glorilza Ribeiro de Arruda (Secretária do Conselho), Maria Vilma Francisco Mathiazi (Conselheiro Deliberativo Suplente). E no Conselho Fiscal temos à frente Ricardo Torelli (Presidente), Juliana Pedro (Secretária), Paulo Rogério Andreo (Conselheiro Fiscal Efetivo) e Vanderi Franciosi (Conselheiro Suplente).

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *