Jundiaí se pinta de ‘Pé de Infância’ como incentivo para o brincar, cantar e contar histórias

Imagem: Divulgação

Desde o lançamento da “Jundiaí Pé de Infância” em dezembro do ano passado, diversos pontos da cidade e equipamentos públicos municipais já receberam as pinturas e intervenções da campanha. As novidades têm como objetivo mudar o olhar e as perspectivas dos cidadãos e do Poder Público para a Primeira Infância (desde a gestação até os seis anos de idade da criança) por meio do incentivo à brincadeira, da contação de histórias, do resgate às memórias e canções infantis e da importância de uma escuta atenta às demandas das crianças para a construção da cidade.

CONFIRA AS FOTOS

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que integra o grupo técnico de trabalhos na Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, explica que a adesão de Jundiaí à campanha surgiu com a assinatura do termo de compromisso de Jundiaí com a Rede Urban95. “Em reconhecimento ao que Jundiaí tem feito pela Infância, o Município foi convidado pela renomada Fundação holandesa Bernard van Leer a integrar, com apenas outros 13 brasileiros, a Rede Urban95. Com o convite veio também a adesão à Campanha Pé de Infância, proposta pela Allma Hub, organização parceira da fundação. O nome da campanha já uma brincadeira, um trocadilho que sugere o que uma boa infância pede para ser saudável, como brincar, cantar, contar histórias e aprender, e que os olhares atentos para as crianças cresçam e floresçam, como as plantas”.

 Entre os espaços que já contam com a identidade visual da campanha estão o Paço Municipal (interno e estacionamento), os complexos Fepasa e Argos, o Teatro Polytheama, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão (fachada e jardins), a Praça Família Jundiaí & Espaço PET da Ponte São João, muros de escolas (como a Emeb José Pedro Raymundo – vila Rio Branco), praças, pontos de ônibus e outros.

Edgleuma Feitosa da Silva é auxiliar de limpeza e moradora do Jardim Fepasa, por onde começaram as intervenções da campanha. Sempre que dá aproveita para levar o filho Lucas, de três anos, para brincar na praça da entrada do bairro. “Antes não havia nada neste terreno e agora a criançada aproveita muito o espaço para brincar. Além dos brinquedos, aproveito para cantar para o Lucas algumas das canções que me fazem lembrar da minha infância”. Também começaram pelo bairro os questionários sobre informações do perfil social das famílias.

O nome Rede Urban95 faz referência à importância da construção dos ambientes urbanos pensada para os 95 centímetros, altura máxima média que uma criança atinge aos três anos de idade. Novos espaços, como as principais avenidas da cidade e outros equipamentos municipais, continuarão recebendo intervenções da campanha.

 

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *