Sesc Verão 2021 começa neste sábado (16) em formato híbrido

Imagem: Divulgação

Os novos hábitos e relações surgidos em 2020, por conta da pandemia de covid-19, fez com que as questões ligadas aos cuidados com a saúde física, mental e social ganhassem ainda mais relevância no enfretamento e adaptação a esta nova realidade.

Sob o tema “Cuidar faz Bem”, as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo realizam, entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro, a 26ª edição do Sesc Verão. Esta edição propõe uma abordagem que pretende não se limitar à mensagem da importância dos benefícios da prática regular do esporte e da atividade física no cotidiano como estratégia para a busca da qualidade de vida.  A Campanha pretende levar ao público conteúdos que sensibilizem as pessoas para além da prática do autocuidado e do cuidado com a própria saúde, ampliando este exercício para um olhar das relações com o outro e com o meio onde se vive, por onde se transita. 

Por conta da necessidade de distanciamento social e das orientações das autoridades sanitárias, pela primeira vez o projeto será realizado num formato híbrido, com prevalência da programação digital. As atividades presenciais terão como premissa a não exposição de qualquer participante a situações de risco de contágio do coronavírus, e poderão ser canceladas de acordo com o cenário que se apresentar nas datas de suas realizações.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a saúde ficou em evidência, especialmente porque ela foi colocada em risco de uma forma como não se via há mais de 100 anos. A saúde foi atacada em suas dimensões física, mental e social. Esses três eixos, que formatam a definição de bem estar consolidada pela Organização Mundial da Saúde desde sua origem na década de 1940, seguem como pilares sobre os quais se sustenta a utopia de uma vida com qualidade”.

Na perspectiva do “Cuidar faz Bem”, a programação do Sesc Verão 2021 trará inúmeras atividades voltadas para toda a família, reunindo aulas abertas, cursos, bate-papos e produções digitais. O público do Sesc Jundiaí terá acesso a conteúdos com as participações de estrelas do esporte nacional, além de convidados de diversas áreas do conhecimento, não apenas ligados ao esporte e atividade física.

Dentre as atividades do Sesc Jundiaí, destacamos a participação da atleta Zenaide Vieira no bate-papo de abertura sobre a Importância da Corrida para a Saúde e o Bem-estar; a Websérie – Por que Pedalar?, que trata de lazer, mobilidade urbana e cicloturismo; e a atração Olimpíadas em Casa – Encontros em Família, que propõe jogos e modalidades olímpicas adaptadas para se desafiar e se divertir em casa.

Confira a programação completa:

SESC VERÃO 2021 – SESC JUNDIAÍ

Abertura do evento – Bate papo com a atleta Zenaide Vieira

A importância da Corrida para a Saúde e o Bem-estar

O educador de atividades físico-esportivas Leonardo Lunardi faz um bate papo com a atleta Zenaide Vieira abordando os benefícios da corrida para o bem-estar físico e mental e as novas tendências do esporte pós-pandemia.

Dia 19/01, às 19h

Instagram Sesc Jundiaí

Websérie – Por que Pedalar?

Bicicleta e Autocuidado (Lazer, mobilidade urbana e cicloturismo)

– Benefícios do ciclismo (atividade física e saúde)

– Trilhas e Cicloturismo (fruição do lazer, autoconhecimento e meditação)

– Mobilidade Urbana (cultura e história, ressignificar espaços)

21, 28/01 e 04/02

Redes Sociais do Sesc Jundiaí

Olímpiadas em Casa – Encontros em família

O Sesc Jundiaí e os seus educadores te convidam a participar de uma série de encontros esportivos em família durante o Sesc Verão.

– Jogos de rebatida

– Atividades com água

– Desafios de lutas

– Atletismo em casa

19, 21, 26 e 28/01, às 15h

Via plataforma Google Meet
https://meet.google.com/ytg-zmhp-ogq

Curso – Práticas para seu bem-estar

O curso terá foco no autocuidado, com aulas que vão abranger exercícios do yoga, pilates, reeducação do movimento, dança e movimentação natural, para aprimorar o entendimento do corpo, aumentar a consciência corporal e estabelecer uma relação mais saudável com as articulações e suas possibilidades de movimento.

De 21/01 a 11/02, às 10h e às 19h30

Via plataforma Google Meet
https://meet.google.com/poe-zjsn-fbr

Curso – Tópicos em Gestão do Futebol Feminino

O aumento da quantidade de equipes de Futebol Feminino é visível. Porém, nem todas se organizam da melhor maneira devido à falta de ferramentas de gestão e isso pode frear o crescimento da modalidade. O objetivo do curso é contribuir com a qualificação das pessoas que atuam ou desejam atuar no Futebol Feminino e aprofundar seus conhecimentos acerca desse esporte.

De 20/01 a 11/02, quartas e quintas, às 19h30

Via plataforma TEAMS

Inscrições a partir de 15/1, às 15h, pelo endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao

Vagas limitadas

A atividade é aberta a qualquer pessoa interessada.

Classificação indicativa: 16 anos

8 encontros com 01h30 de duração, ao vivo, via plataforma Teams (o link será enviando por e-mail aos inscritos)

Haverá emissão de Declaração de Participação.

Atividades Transversais – Meio Ambiente

Proposta que tem como objetivo oferecer práticas que propiciem um momento de trabalho manual e contemplativo, favorecendo o autocuidado, tema do Sesc Verão 2021.

Com André Fossaluza, agente de educação ambiental do SESC Jundiaí

Oficina Bomba de Sementes

2/2

Nesta oficina virtual, o público vai aprender a fazer bombas de sementes, uma técnica de plantio desenvolvida no Japão e apropriada para diferentes contextos.

Oficina Tintas Naturais

12/2

Nesta oficina virtual, o público vai aprender a produzir tintas naturais, utilizando materiais não-tóxicos, de fácil acesso e baixo custo, e que podem ser utilizadas em paredes, papéis e roupas.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *