Confira o que abre e fecha no feriado de Ano Novo em Jundiaí

Imagem: Divulgação

Com o feriado de Ano Novo e a volta à Fase Vermelha, determinada pelo Governo do Estado, alguns serviços e equipamentos públicos municipais vão funcionar em horário diferenciado, também conforme prevê o decreto 26.772, de 22 de dezembro de 2016, que regulamenta os feriados e pontos facultativos no município. O calendário oficial está disponível em https://jundiai.sp.gov.br/a-cidade/feriados-e-pontos-facultativos/

Confira como será o funcionamento dos serviços na cidade:

Paço Municipal
O Paço Municipal não terá expediente nos dias 31/12 e 01º/01, retornando no dia 4 de janeiro.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de da Família (ESFs) estarão fechadas nos dias 31/12 e 1º/01. Nestes dias, porém, ficarão abertos todos os pronto-atendimentos: P.A Central, P.A Retiro, P.A Hortolândia, P.A Ponte São João e UPA Vetor Oeste, além das seguintes Unidades Sentinelas (exclusivas para atendimento a síndrome gripal): P.A Hortolândia e UPA Vetor Oeste. Ficam abertos também os CAPS 24 horas Adulto e CAPS 24 horas Álcool e Drogas. Estarão em funcionamento os hospitais da rede municipal:  situações de urgência devem ser dirigidas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos) ou Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes).

Linhas de ônibus
A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte informa que haverá operação especial no dia 31 de dezembro, conforme a seguir:

Linhas com atendimentos prioritários e industriais seguem operação dos dias úteis, sendo elas:

• 537 – Jardim Das Tulipas – Terminal Central
• 540 – Almerinda Chaves – Terminal Eloy Chaves
• 544 – Residencial Jundiaí 1 – Terminal Eloy Chaves
• 545 – Residencial Jundiaí 2 – Terminal Eloy Chaves
• 553 – Ivoturucaia – Terminal Colônia
• 571 – Jardim Das Tulipas – Terminal Hortolândia
• 579 – Novo Horizonte – Terminal Hortolândia
• 712 – Jardim Guanabara – Terminal Vila Arens
• 719 – Terminal Vila Arens – Vetor Oeste
• 738 – Terminal Central – Santa Gertrudes
• 947 – Terminal Eloy Chaves – Terminal Hortolândia
• 974 – Terminal Hortolândia – Terminal Eloy Chaves
• 953 – Terminal Colônia – Terminal Central
• 957 – Terminal Colônia – Terminal Hortolândia

Operação com horários de domingo:

• 577 – Terminal Hortolândia – Paço Municipal

Operação suspensa:

• 840 – Distrito Industrial – Vetor Oeste
• 850 – Distrito Industrial – Ivoturucaia
• 860 – Distrito Industrial – Vila Nambi
• 880 – Distrito Industrial – Vila Cristo

As demais linhas do sistema seguem operação referente aos sábados.
Conforme determinação do Governo do Estado de retorno à Fase Vermelha, no dia 02/01 o transporte público em Jundiaí funcionará com tabela horária de domingos e feriados, com exceção da Linha 974.

Cultura
​Os equipamentos culturais do município – Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Museu da Cia. Paulista, Teatro Polytheama e Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro – permanecem fechados, conforme estabelecido pelo decreto nº 28.926, de 24 de março, considerando a execução de medidas necessárias visando preservar a saúde da população, avaliadas pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus.

Biblioteca Municipal
A Biblioteca Pública Municipal Nelson Foot permanece fechada, conforme estabelecido pelo decreto nº 28.926, de 24 de março.

Feiras e varejões
As feiras livres e varejões não funcionam no dia 1º/01. No dia 31/12 só não funcionarão os varejões noturnos. Também estão canceladas a Feira do Produtor no dia 04/01/21 e a Feira de Orgânicos (av. Nove de Julho) no próximo sábado, dia 02/01.

DAE
A DAE Jundiaí informa que a sede administrativa e os Postos de Atendimento não terão expediente no dia 31/12. No dia 30/12, apenas o Posto do Poupatempo estará aberto (no dia 30, das 9 às 17 horas). Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pelo telefone 08000 133 155, que conta com atendimento 24 horas.

Parques municipais
O Parque da Cidade está aberto nesta terça (29) e quarta (30) das 7 às 16 horas. Nos dias 31/12, 1º, 2 e 3 de janeiro estará fechado.

Os demais parques municipais funcionam hoje (29) e amanhã (30). De 31/12 a 03/01 estarão fechados.

Fundo Social de Solidariedade
O Fundo Social de Solidariedade não terá expediente no dia 31/12.

FUMAS
Não haverá expediente na Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) no dia 31/12.

Cemitérios
Em razão do Decreto Estadual que impõe regras relacionadas à Fase Vermelha, os cemitérios de Jundiaí, municipais e particulares, não estarão abertos para visitação, funcionando apenas para sepultamentos.

Coleta de Lixo
Em função das festividades de fim de ano, os serviços de coleta de lixo orgânico, de reciclável e de cata-treco, além da varrição de rua, não serão realizados no município na sextas-feira, 1º de janeiro.

A coleta de lixo orgânico retorna à normalidade no dia 2 de janeiro. Os demais serviços – reciclável cata-trecho e varrição –, após a festividade de Natal e de Réveillon, também seguem a programação normal, retornando na segunda-feira: 4 de janeiro.

O Departamento de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos orienta que os moradores não coloquem lixo na rua nos dias em que não haverá a coleta, a fim de evitar acúmulo. O esquema diferenciado do serviço no final do ano ocorre, há mais de 10 anos, para permitir que os trabalhadores da limpeza urbana possam ficar com seus familiares nas duas datas festivas.

Complexos Esportivos
Os Complexos Esportivos (CECEs) funcionam hoje (29) e amanhã (30), das 7h às 16h; apenas o Bolão funcionará das 6h às 22h (horário normal de funcionamento). Nos dias 31/12 e 1º, 2 e 3 de janeiro, os complexos esportivos estarão fechados.

Procon
O Procon estará fechado no dia 31/12.

PAT
Fechado no dia 31/12. Atendimento pode ser agendado pelo emprego.jundiai.sp.gov.br.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *