Projeto jundiaiense ganha visibilidade nacional

Imagem: Divulgação

Em maio, 16 alunas do terceiro ano do Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (SP), formaram um grupo de estudos com o foco na preparação para o Enem. O projeto “Pensando Juntos” foi finalizado em novembro e reuniu 150 estudantes de vários Estados do Brasil. A ação foi orientada por 18 professores das unidades Jundiaí e Itu, além do apoio do Serviço de Orientação Educacional, e da organização e coordenação do Núcleo de Formação Humana e Apostolado.

O coordenador do Núcleo de Formação Humana e Apostolado do Colégio Divino Salvador, José Augusto Neto, explica que o Pensando Juntos ganhou visibilidade em escala nacional e atendeu alunos em outros estados onde o ensino encontra-se em condições mais precárias. “Não foram raras as vezes em que nossos alunos relataram que o Projeto era a única forma que estavam encontrando para se preparar para as provas que estavam por vir”.

Ele conta que o principal aprendizado foi viver efetivamente a frase que norteou a ação: ser mais é unir-se cada vez mais! “Pudemos perceber que à medida que mais pessoas, voluntários ou estudantes, se propunham a ser parte desse projeto, todos nós crescíamos com isso, e nos tornávamos melhores! Com toda a certeza, o Projeto Pensando Juntos é a expressão de que a comunidade (ou comum unidade) é o caminho para vencermos as barreiras da indiferença”.

Neto afirma ainda que o Pensando Juntos foi uma ação extremamente positiva para o Colégio Divino Salvador, enquanto expressão de sua vocação em formar para o Humanismo Solidário. “Vimos crescer valores essenciais para nossa instituição mesmo no formato online, onde, num primeiro momento, não parecia haver tantas possibilidades de atuação”.

A aluna Antonelly Costa Cardoso, que mora em Perdizes (MG), conta que, mesmo após dias cansativos, era prazeroso participar do projeto todas as noites. “Mesmo estando às vezes cansada, era tudo muito bom. Eu ia dormir com o coração quentinho, porque de alguma forma eu sabia que o grupo estava ali por mim”.

O professor de história Luiz Ricardo Orteiro Honório, do Divino Itu, reforça que a iniciativa de cada um foi essencial e motivadora. “Enquanto a maioria dos alunos estava esperando uma desculpa para não estudar, essa turma viu neste momento de dificuldade uma grande oportunidade. Certamente isso fará uma grande diferença”.

O projeto encerrou a ação de 2020 e a agora a torcida pelas provas do Enem toma conta de todos os participantes. E a edição 2021 já está confirmada. De acordo com Neto, continuará sendo online por conta dos cuidados sanitários da Covid-19, mas também pela possibilidade de alcançar muito mais estudantes de diversos Estados.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *