Dia do Empreendedorismo Feminino: maternidade é ponto chave para abrir próprio negócio

Imagem: Divulgação

Nasce uma mãe, nasce uma mulher empreendedora. É fato que o empreendedorismo feminino e materno tem conquistado cada vez mais espaço no cenário brasileiro. O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras, segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado com 49 nações.

Uma dessas empreendedoras é Fabiana Lario, franqueada da escola de inglês Beetools Jundiaí, que abriu o primeiro negócio durante a pandemia. “Eu atuei por 20 anos na indústria quando, em 2018, a empresa espanhola para qual eu trabalhava fechou no Brasil. Neste momento, pesando os prós e contras, entendi que era hora de procurar por algo que me desse maior autonomia após a maternidade”.

Fabiana, que é mãe do Miguel, de 07 anos, queria aproveitar para acompanhar de perto o desenvolvimento do filho. Mas a rotina dos cargos que exerceu era bem puxada. “Eu nunca pensei em empreender. O universo corporativo, para mim, era sinônimo de segurança. Mas, com a maternidade e com a experiência que só o tempo nós trás, entendi que era hora de arriscar e mudar”.

A sua procura por mais tempo e flexibilidade foi o que a fez repensar a carreira corporativa. Foi quando ela descobriu a startup Beetools, que tinha o mesmo objetivo que o dela. “O empreendedorismo tem que ter um propósito. Não é fazer por fazer. E eu acredito na educação como fator transformador de vida. Hoje empreendo em um mercado promissor, e o principal: no qual eu acredito que é possível também fazer a diferença para a sociedade”.

Ela conta que, por ser seu primeiro negócio, ainda está lidando com os desafios do empreendedorismo feminino. A escola inaugurou este mês e todo processo inicial exige um foco maior de Fabiana. “Estou me dedicando integral ao negócio neste começo, o que é natural de qualquer inauguração, e acabo passando menos tempo com meu filho. Mas eu sei que é questão de tempo e logo que tudo se adaptar, vou conquistar o que tanto almejo que é aproveitar muito mais com o pequeno e, ao mesmo tempo, comandando um negócio de sucesso”, finaliza.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *