Como escolher uma nova escola em tempos de pandemia

Foto: divulgação

Os desafios diante do momento atual do Brasil envolvem diversas áreas.  A educação, um dos segmentos mais importantes da sociedade, foi também um dos mais afetados durante a pandemia do novo coronavírus. E os pais que procuram uma escola para 2021 estão limitados nas questões de deslocamento, isolamento e visitas presenciais, sendo necessário encontrar um novo formato para decidir por uma nova (ou primeira) escola para os filhos.

A coordenadora da Educação Infantil do Colégio Divino Salvador, Lia Mara dos Santos, salienta que os dois lados têm buscado alternativas para tornar este momento o mais próximo possível de como seria a acolhida presencial. Neste sentido, assim que a família procura a instituição, recebe as informações e um link para o tour virtual pela escola. “Depois dessa visita ‘sem sair de casa’, é agendada uma reunião online com a coordenação, quando apresento a concepção pedagógica do trabalho do Colégio e as especificidades e objetivos da série da criança”.

Ela ressalta que há pais que ainda preferem a visita presencial, autorizada apenas a partir da fase amarela. “Neste caso agendamos com antecedência, em períodos espaçados e seguindo os protocolos: distanciamento, máscara e álcool 70”, conta. “Aliando essas duas soluções, virtual e presencial com protocolos, temos conseguido dar aos pais toda a segurança necessária para essa decisão tão importante” completa.

Outra dúvida das famílias diz respeito às novas formas de ensino à distância. “O tempo presencial é diferente do tempo virtual, mas continuamos o trabalho de forma adaptada e efetiva. A maior preocupação é não sobrecarregar a criança, equiparando a mesma carga horária on-line e presencial. Por isso desenvolvemos um modelo adequado a cada faixa etária”, ressalta a educadora.

A psicóloga e orientadora educacional do Colégio Divino Salvador, Maria Isabel Gut, acredita que o processo deva ser mais humanizado. “Mesmo com o ensino remoto, a escola continua atenta à humanização do ensino e das pessoas, do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Estamos nesse momento vivendo uma situação atípica, que não é minha, não é sua e tampouco específica do colégio, mas é do mundo!  Então, se não temos como mudar a realidade, temos que aceitá-la e seguir em frente”.

Ela ressalta que se os pais ficarem muito aflitos, deixarão seus filhos mais inseguros, temerosos. “A escola, se preparou e se prepara rotineiramente para atender aos anseios da família, da sociedade e desse novo mundo que se apresenta, durante e pós-pandemia. Então a família interessada tem a possibilidade de se apropriar do máximo de informações e sanar todas as suas dúvidas, principalmente em relação à Proposta Pedagógica do Colégio, a formação do Corpo Docente e Auxiliares, o Sistema de Ensino utilizado, a questão da segurança do aluno e as atividades extracurriculares”.

E neste momento em especial, ela explica que também é necessário saber quais são os meios tecnológicos, plataformas utilizadas, o grau de envolvimento e capacitação dos professores em relação ao uso da tecnologia. “A escola teve que se adaptar ao mesmo tempo que as coisas aconteciam. E estamos confiantes para receber novos alunos nestes novos tempos com a mesma qualidade de ensino que oferecemos, mesmo que de forma adaptada”, finaliza a orientadora educacional do Colégio Divino Salvador.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *