Educação terá semanas com atividades sobre as emoções

Saber lidar consigo mesmo, com os outros e com os desafios da vida de forma positiva é o grande desafio que a sociedade enfrenta diante do contexto da pandemia da COVID-19. Para dar apoio emocional a todos os educadores do município, às famílias e às crianças, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura de Jundiaí passa a contar com o programa “Gestão das Emoções em Tempos Difíceis”, feito em parceria com o Movimento Saber Lidar, numa iniciativa da Associação pela Saúde Emocional das Crianças (ASEC) Brasil. O objetivo é ampliar a discussão do tema, envolvendo as famílias, no contexto das dificuldades enfrentadas com a pandemia.

A primeira conversa sobre o tema será na próxima quinta-feira (13), às 9h, ao vivo pelas redes da TVTEC Jundiaí, na live ‘Educação em Tempos de Pandemia’, com a participação da psicóloga mestre em Educação pela Unicamp, Silmara Meireles.

O programa será implementado em três frentes, sendo a diretamente ligada às crianças desenvolvido com o já consagrado e utilizado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) “Amigos do Zippy”, na plataforma Google for Education – para a formação das equipes, e para as famílias, com o desenvolvimento de atividades em semanas específicas dos meses. “O Projeto ‘Saúde Emocional em Família’ contará com vídeo de Orientação, Guia do Saber Lidar com a Saúde Emocional em Família e Estratégias facilitadoras para sua execução, os quais foram desenhados para que todas famílias jundiaienses possam se beneficiar e aprender a lidar de forma positiva com as dificuldades emocionais do dia a dia. Esse material será disponibilizado às famílias a partir de agosto pelas escolas e via plataforma da Educação”, explica a diretora de Formação da UGE, Tânia Regina Roveri do Amaral Gurgel.

As atividades entres as crianças serão distribuídas juntamente com o material semanal, de forma complementar ao que já vem sendo realizado. “A inteligência socioemocional faz parte do Currículo Jundiaiense e os conteúdos do programa ‘Amigos do Zippy’, que trata do tema de forma lúdica, sempre com a leitura aos olhos infantis. Saber trabalhar as emoções, neste período completamente atípico, é fundamental para evitar desgastes sentimentais. Desta maneira, as Semanas de Saúde Emocional em Família são implementadas para auxiliar pais, mães e responsáveis a entender os momentos, os sentimentos e a auxiliar a trabalhar para compreender o momento e superar”, garante.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *