Arte-educadora Dalisa Campos Miranda apresenta “contos capixabas encantados”, na Série Crianças #EMCASACOMSESC

Imagem: divulgação

A série Crianças #EmCasaComSesc está no ar há mais de dois meses e já trouxe onze apresentações para uma audiência de mais de 39 mil visualizações. E neste sábado, 8, o espetáculo é com a arte-educadora e encantadora de histórias Dalisa Campos Miranda, que apresenta Contos Capixabas Encantados. A apresentação começa ao meio-dia, com transmissão no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram e no canal do Sesc São Paulo no YouTube.

Neste espetáculo de tradição oral, Dalisa oferece um repertório de contos, lendas e cantos típicos do Espírito Santo, especialmente da região da grande Vitória. Como parte do projeto Nossas Histórias, Contos Capixabas Encantados revela um pouco da cultura do estado com histórias, ritmos e costumes dos povos originários, dos negros e dos europeus que formam parte da história do local.

O espírito aguerrido e de resistência de alguns povos originários desta região, confrontado com a violência dos colonizadores ocasionou quase que o total extermínio dos nativos, restando poucas aldeias até hoje. Neste contexto surgem lendas, contos e cantigas que evocam  personagens como sereias, pássaros encantados, índios, holandeses, escravos, fazendeiros, diabos e santos na terra do congo e da moqueca capixaba. As histórias narradas são da tradição oral local e de domínio público, incluindo Balada do Rei Sereias, de Manuel Bandeira e pequeno trecho da música “Cebola Cortada” de Fagner, além de congos capixabas.

A arte-educadora e professora Dalisa Campos Miranda atua na formação de professores, com oficinas e cursos como no Circuito Cultural de Vitória, pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo. Desenvolve o Projeto Nossas Histórias como forma de valorizar e divulgar a tradição oral brasileira com os contos populares e as lendas através das aulas e nas mídias sociais.

A série Crianças #EmCasaComSesc teve início no dia 23 de maio, e já contou com as apresentações de Palhaça Rubra, Fortuna, Ana Luísa Lacombe, Tiquequê, Marina Esteves, Cia Suno, Cristiano Gouveia, Pequeno Teatro do Mundo, Júlia Medeiros, Badulaque e Cia Lamala. Ela oferece, todos os sábados, ao meio-dia, uma atividade diferente, ao vivo, para que pais e filhos possam curtir juntos e em segurança diretamente de suas casas. A programação é pensada para o público familiar em tempos de isolamento social por conta do novo coronavírus, que levou ao fechamento das unidades em todo o Estado para evitar a disseminação da Covid-19.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *