Semana do Aleitamento Materno e do Bebê terá atividades online

A Semana Mundial do Aleitamento Materno e a Semana Municipal do Bebê de 2020, que será realizada pela Prefeitura de Jundiaí entre os dias 3 a 7 de agosto, terá várias atividades virtuais sobre ‘Primeiríssima Infância’. Além de ‘lives’ debatendo o tema no contexto da pandemia da COVID-19, serão disponibilizados vídeos de orientação sobre os cuidados para as gestantes e crianças nos primeiros meses de vida. As transmissões serão realizadas pelas plataformas digitais da TVTec (Canal 24 NET, Facebook e Youtube).

De acordo com a articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e nutricionista da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Rita Stringari de Francesco, a realização das atividades envolvem toda a sociedade. “O objetivo do Programa é levar os temas amamentação e os cuidados com a Primeiríssima Infância em discussão, abordando aspectos de Saúde, Educação e até direito”, explica.

Em Jundiaí, de acordo com dados da Diretoria de Atenção Básica da UGPS, existem 2.433 gestantes e 8.541 mães com crianças entre 1 mês a 24 meses. O período classificado como ‘Primeiríssima Infância’ se estende até o terceiro ano de vida da criança e é o período com maior avanço nas formações cognitivas cerebrais, além dos vínculos afetivos.

Programação

A programação completa pode ser conferida em evento criado no Facebook da Prefeitura de Jundiaí.

Segunda (3/08) – das 14h às 16h: ‘Desenvolvimento Infantil no cenário da pandemia’, com  Sônia Venâncio e Dr. Marcos Davi. A apresentação é regional, a partir da Diretoria Regional de Saúde.

Terça (4/08) – 9h: ‘O impacto da pandemia no desenvolvimento infantil’, com a Diretora da Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Andreia Pinto de Souza e convidados como a pediatra da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Hospital Universitário (HU) Stela Maria de Oliveira, pediatra e professora assistente da FMJ, Rosa Estela Gazeta; pediatra e professora colaboradora da FMJ, Monica Franco e a ginecologista – professora adjunta da FMJ e médica do HU, Karayna Gil Fernandes.

Quarta (5/08) – 19h30 – ‘Direito a amamentação’ (Live pelo Instagram @cdca33oab) mediado por Dalila Fernandes Santos Andrade integrante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB da 33ª Subseção de Jundiaí, apresentado por Isadora Trinquinato Rosa, enfermeira formada pela USP e mestranda pela mesma universidade com o tema amamentação. Especializada em aleitamento materno, trabalhou mais de dois anos como enfermeira em UTI Neonatal em Jundiaí.

Quinta (6/08) – 9h : ‘A rede de afetos que protegem a criança’, com Dr. Marcos Davi.

19h30: ‘Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) e a proteção legal da amamentação’ (Live pelo Instagram @cdca33oab) da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB da 33ª Subseção de Jundiaí, mediada por Dalila Fernandes Santos Andrade, integrante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB da 33ª Subseção de Jundiaí, com apresentação de Rosana De Divitiis, socióloga, ex-presidente e membro do conselho diretor da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN Brasil.

Criança Feliz
A fim de comemorar a data, os visitadores do programa Criança Feliz nos territórios de atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) irão reforçar em suas visitações as orientações sobre a importância da amamentação. O programa, vinculado ao Ministério da Cidadania, visa acompanhar o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação até os primeiros anos de idade, por meio de visitas domiciliares a famílias que recebem benefícios federais ou para crianças com deficiências ou afastadas do convívio familiar por medida de proteção.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *