Proibição da soltura de fogos com estampido é sancionada


Na manhã desta segunda-feira, 6 de julho, o prefeito Luiz Fernando Machado sancionou a lei que proíbe a soltura de fogos com estampido em Jundiaí. O projeto desta lei havia sido aprovado na Câmara Municipal no dia 16 de junho e é de autoria conjunta dos vereadores Faouaz Taha, Leandro Palmarini, Paulo Sérgio Martins e Rafael Antonucci. Os quatro estiveram no Paço durante a promulgação da lei.

Também presidente da Câmara e criador da campanha de conscientização nas redes, ‘Festa Legal Não Tem Rojão’, Faouaz agradeceu o apoio do prefeito à causa. “Essa lei é uma conquista de toda a cidade e de todos aqueles afetados pelos estouros, não somente os animais domésticos e silvestres, como crianças, autistas, pessoas com deficiência, idosos, acamados e hospitalizados”, diz.

A lei prevê multa e a fiscalização ainda deverá ser regulamentada pela prefeitura. “De todo modo, nossa campanha de conscientização irá continuar pela fiscalização, para que a gente evite a soltura. A lei tem um teor educativo, de trazer ao debate o assunto e não somente punir”, afirma ainda Faouaz.

O projeto de lei que proíbe os fogos com estampido é debatido desde 2017 e foi rejeitado por duas vezes, antes da aprovação em 2020. O apoio da população ao tema foi expressivo, com mais de 3 mil participantes em abaixo-assinado.

Para acompanhar informações da campanha, siga o Instagram @festalegalnaotemrojao.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *