SESC: Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas

A Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, promovida pelo Sesc São Paulo, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo sempre no mês de junho, tem por objetivo contribuir para a conscientização das causas e consequências das quedas, por meio de dicas e reflexões sobre a importância dos hábitos cotidianos de prevenção e cuidado.

Todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30 a 60% dos idosos caem pelo menos uma vez. Estas quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais nas pessoas acima de 75 anos e, na sua maioria, ocorrem dentro de suas casas. Por isso, é importante transformar a casa em um ambiente seguro.

Para abrir a Semana, a transmissão ao vivo, no youtube do Sesc São Paulo, do bate-papo promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc  traz o tema Prevenção de Quedas – Mudar um Hábito Já Faz Diferença. Participam da conversa Tiago Alexandre, docente do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos – UFScar, e Marcelo Valente, Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em São Paulo.  A mediação é de Gustavo Nogueira de Paula, mestre em Linguística aplicada e Assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais (GEPROS) do Sesc São Paulo.

O Sesc também elaborou e disponibilizou para download  um livreto com dicas de prevenção e principais cuidados relacionados aos hábitos e à segurança dentro de casa. No material também constam informações sobre alguns problemas de saúde que podem eventualmente surgir como consequência dessas quedas.

Prevenção

Segundo o livreto elaborado pelo Sesc São Paulo, a prevenção de quedas entre os idosos deve começar com a mudança de hábitos. Estas mudanças devem ter como meta a manutenção da qualidade de vida, mas também da autonomia do indivíduo para a realização de todas as atividades diárias.

Para isso, o ambiente em que ele vive deve estar seguro. Isso inclui iluminação adequada, pisos antiderrapantes, barras de apoio nos banheiros e outros itens de segurança.

Utilizar calçados confortáveis é outro item importantíssimo, de preferência com solado espesso e antiderrapante, com amarração ou velcro. Vale lembrar que quanto mais estreito o sapato, menor a estabilidade dos pés.

Também ganham destaque os hábitos formados por atitudes saudáveis e práticas de prevenção, como o uso responsável do celular, a socialização e o constante aprendizado de novos saberes, por exemplo.

Sesc Jundiaí

Durante toda a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, de 24 a 30/6, o Sesc Jundiaí vai exibir, em suas redes sociais e no portal, uma programação que aborda qualidade de vida, saúde do corpo e da mente, reorganização do espaço doméstico, além de jogos e dicas de exercícios físicos e de respiração. No dia 28, às 10h, acontece a transmissão ao vivo, no instagram da unidade, da aula Força e Equilíbrio, com os educadores físicos André Maróstica e Aline Polezzi. A proposta é oferecer uma prática especialmente voltada para pessoas acima de 60 anos, mas que poderá ser realizada também por pessoas em qualquer idade. A atividade vai trabalhar a consciência do movimento em suas possibilidades, visando estimular mudanças de hábitos que possam prevenir quedas e acidentes.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *