Não diga “logo vem outro” para uma mãe que sofreu aborto

Quando uma mãe perde um filho por aborto espontâneo, as reações são as mais diversas. Algumas pessoas se mostram disponíveis para conversar, tem aquelas que respeitam seu tempo, mas mostram que estão sempre ali para quando você precisar. Outras se afastam completamente e nem quer saber como você está, muito menos oferecer um ombro amigo.

Fato é que ninguém suporta ver a dor do outro.

E muitas vezes as pessoas não sabem o que dizer! Ao invés de apenas te abraçar, começam a entrar em clichês chatos que não se deve falar a quem acabou de perder um filho.

Recentemente fui à um grupo de luto, de mães que perderam seus bebês, fosse por aborto ou não, e ouvi histórias bem tristes. Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a introdução da psicóloga, que disse que no núcleo familiar o único luto que não tem nome é o de um filho. O casal fica viúvo, o filho, órfão. Mas e a mãe? Talvez porque fuja do ciclo da vida, mas ainda assim é uma realidade que precisa ser vista com mais amor.

É difícil lidar com uma mãe em luto? Bastante! Nunca sabe o que dizer? Eu entendo! Mas aí é que está! Você não precisa dizer nada se não quiser!

Ou você pode falar que o tempo vai amenizar a dor, ou que a mulher vai entendendo a força que ela tem para superar os obstáculos e as dificuldades. Mas nunca, repito, NUNCA, diga que logo ela vai engravidar novamente! 

Um filho substitui outro? Não!

Uma gravidez apaga a outra? Não!

Se você tem dois ou mais filhos, você é capaz de escolher um para amar mais? Acho difícil!

Aliás, na minha opinião você não precisa dizer nada além de mostrar que você, amigo(a), está ali para quando ela precisar!

O que acontece é que meus planos nesta segunda gestação foi para aquele bebê! Nomes, cores, quarto, roupas… tudo pensado para aquele serzinho! Aquele momento era nosso, meu e dele. Eu poderia ter outros tantos filhos, nada vai tirar a dor e a saudade daquele que perdi. Porque ele é único!

No meu caso, eu me permiti isolar. Mas a cada mensagem carinhosa de alguém querido dizendo que estava ali para quando eu precisar era muito importante! Não precisava ficar dando atenção 24 horas, mas eu sabia que ali tinha alguém que estava pensando e torcendo por mim, e isso foi valioso.

Então, cuidado! Antes de dizer qualquer coisa para uma mãe em luto, reflita. As vezes, um abraço é o que ela mais precisa. Ou uma mensagem dizendo que você está ali para o que ela precisar. Ou simplesmente respeitando o tempo dela.

Autor Livia Haddad

Mãe da Beatriz. Fundadora e editora do Portal Mães de Jundiaí. Jornalista, radialista. Fundadora e líder da comunidade Mães de Jundiaí no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *