Projeto para criação de ‘Banco de Ração’ para animais será votado na Câmara

Em sessão ordinária da próxima terça-feira (26), ainda fechada ao público por conta da proteção e segurança necessárias no combate ao coronavírus, vereadores de Jundiaí irão votar projeto de lei que prevê a criação de um programa municipal de doação de alimentos e utensílios (como medicamentos) para animais. O texto é de autoria do vereador e presidente da Casa, Faouaz Taha (PSDB), e foi construído em diálogo com representantes do ramo de rações. O Departamento de Bem-Estar Animal da prefeitura também foi consultado sobre a ideia.

“A gente vem discutindo essa possibilidade desde 2019. Agora, com toda essa situação da pandemia, vimos o quanto ficou ainda mais evidente a necessidade de famílias que possuem animais e não têm condições de comprar os alimentos adequados. Há também cães e gatos que ficam com donos em situação de rua, temos as entidades cadastradas que acolhem animais. Por outro lado, há setores que querem ajudar. Enfim, a ideia é promover, sobretudo na sociedade civil, esse elo e estímulo para doação e reforço aos trabalhos desta causa”, afirma Faouaz.

O vereador ainda lembra que, mesmo sem a lei, arrecadações de ração já estão acontecendo na cidade, com apoio de sua campanha de conscientização contra os fogos de estampido, ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ e da rede de pet shop local, Cão Late. “Até o momento, foi doada meia tonelada de ração para cães e gatos, de forma voluntária, com ajuda e interesse das pessoas. A campanha segue e com adesão. O projeto de lei, portanto, é uma forma de trazer respaldo legal a esse tipo de iniciativa e permitir o estudo de um programa permanente municipal que atenda a alimentação e saúde desses animais.”

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *