Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) unifica protocolos e medidas para o combate ao Coronavírus

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (16), na Sala de Situação do Paço Municipal da Prefeitura de Jundiaí, foram definidas ações e medidas a ser adotadas por todos os sete Municípios integrantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) no sentido de conter a proliferação do Novo Coronavírus.

Os anúncios de unificação dos protocolos de atendimento, adoção de restrição de circulação de pessoas, uniformização da comunicação, realização de campanha sobre quando buscar pelos serviços bem como encaminhamento ao Governo do Estado de São Paulo para a disponibilização de leitos do Hospital Regional para retaguarda específica para o cuidado à COVID-19 foram feitos pelo Prefeito Luiz Fernando Machado, presidente do AUJ.

“Este é o momento de trabalhar unidos, compartilhando informações e medidas, já que a nossa região conta com 800 mil habitantes e a circulação entre as cidades é imensa. Adotando protocolos únicos, facilitamos os atendimentos e os encaminhamentos de forma regional para o Hospital Regional, nos casos que necessitem de internações. Essa medida está sendo encaminhada com o aval de todos os prefeitos, vices e secretários de saúde que participaram do encontro, no sentido de garantir a regulação da microrregião para os leitos que se fizerem necessários em um hospital que já é porta fechada e tem o ambiente ideal para ser a retaguarda para este momento”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Compareceram à reunião os prefeitos Henrique Martim (Cabreúva), Eliane Lorencini Camargo (Jarinu), Junior Finamore (Louveira), Juvenal Rossi (Várzea Paulista), vice-prefeito de Itupeva Alexandre Mustafa, o secretário de Saúde de Campo Limpo Paulista Sebastião Bueno, representando o prefeito daquela cidade. O presidente da Câmara de Jundiaí Faouaz Taha também participou da reunião.

Reunião com cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) unifica ações para enfrentamento regional à COVID-19

Em consenso, os prefeitos já adotaram as medidas de restrição de circulação, com a interrupção de aulas, de eventos públicos e de atividades em espaços públicos com aglomerações.  “Temos adotado medidas importantes  para evitar que o Novo Coronavírus se propague entre a nossa região. Sabemos que São Paulo já tem a contaminação comunitário e que Campinas já registrou dois casos positivos. As medidas de restrição são fundamentais para evitar que tenhamos grande número de pessoas doentes. Além disso, a adequada busca pelo serviço de saúde também evitará a disseminação. O Ministério da Saúde disponibiliza o serviço 136 para tirar dúvidas sobre a necessidade ou não de busca por serviço. Se for necessário o atendimento médico, o serviço georreferenciará a pessoa para o equipamento de saúde mais próximo”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *