Planejamento pré-gestacional

O Planejamento de uma gestação pode fazer toda diferença não só na vida da futura mamãe, mas do bebê também. Além do planejamento emocional , existem alguns exames que são considerados importantes para esse planejamento.

Geralmente indica-se uma avaliação da saúde como um todo , que inclui uma análise hormonal completa, em que se verifica os níveis dos hormônios ovarianos e tireoidianos, além do funcionamento metabólico de um modo geral ;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na avaliação também costumam estar incluídas as seguintes avaliações :

-Niveis de vitaminas , como a vitamina D (hormônio D) , zinco, magnésio, vitaminas C e A , ácido fólico , B12 , entre outros que são fundamentais no processo de concepção e gestação saudáveis ;

-Avaliação de papanicolau e pesquisa de HPV e demais DST’s ;

-ultrassonografia transvaginal ;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Geralmente , realiza-se ainda uma avaliação geral das expectativas e das emoções da mulher para a gestação , uma vez que aspecto emocional influencia muito na concepção e no decorrer da gravidez.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns Exames adicionais, como analise do colo uterino e demais exames que podem ser requeridos em casos mais específicos, se a tentante não consegue engravidar há muito tempo, ou caso tenha tido alguma perda gestacional prévia bem como a pesquisa de trombofilias em casos selecionados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Toda avaliação deve ser multiprofissional e individualizada de acordo com cada caso.

A orientação nutricional e suplementos específicos também são de suma importância nessa fase pré gestacional. A avaliação estende-se ao parceiro também .

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *