Coronovírus tem taxa de letalidade baixa em crianças saudáveis

Após a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter decretado pandemia do surto do Covid-19, o novo coronavírus, por conta da transmissão ocorrer em diferentes partes do mundo e de forma simultânea, o mundo ficou em estado de alerta. Com essa classificação, os governos precisam trabalhar um plano sanitário para evitar mortes e prestar atendimento para a população infectada.

Porém, para a tranquilidade dos pais, tem uma taxa de letalidade baixa em crianças saudáveis, segundo a pediatra Daniela da Cunha, que também é articulista do Portal Mães de Jundiaí.

Segundo ela, o coronavírus é um vírus que na maioria das pessoas causa apenas sintomas de uma gripe. O grupo de risco são os idosos e pessoas com doenças crônicas. “Sendo assim, o mais importante é manter a calma e não há motivo para pânico”, alerta a profissional. De acordo com a pediatra, o coronavírus em crianças e adolescentes tem se comportado como uma gripe ou até mesmo como um resfriado comum.

Para pais que querem aumentar a imunidade dos filhos, ainda mais com a chegada das temperaturas mais amenas, a vitamina C é uma forte aliada para o sistema imunológico. “Porém, é importante deixar claro que ela não impede de a pessoa pegar o vírus”, afirma Daniela.

Outra cautela é em relação a idas aos hospitais públicos ou particulares neste período de pandemia. Daniela orienta a não levar a criança para o hospital se ela não apresentar quadros de febre alta e fazer observação clínica em casa. “É muito importante evitar hospitais nesse período e deixar para ir ao pronto-socorro em casos de febre alta e de difícil controle com antitérmicos, respiração cansada, dores pelo corpo, dor de cabeça ou vômitos”, orienta.

Segundo a pediatra, os pais têm que ter consciência de que se o filho apresentar febre ou quaisquer sinais de doença respiratória, ele não deve frequentar a escola para não colocar em risco os colegas, até que se esclareça a causa do quadro clínico.

Riscos

No Brasil a transmissão ainda não é sustentada pelo vírus, ou seja, ainda é possível identificar a origem da infecção dos pacientes diagnosticados com a doença até agora, e a maioria viajou para o exterior. Segundo a OMS, o risco de pegar o vírus é baixo para a maioria da população.

O período para transmissão do vírus ocorre enquanto persistirem os sintomas e é possível que ocorra a transmissão mesmo com a ausência de sintomas.

Cautela

Ainda assim, o pilar sustentado pela OMS é de que os governos continuem trabalhando para  conter o caso e as orientações do Ministério da Saúde continuam prevalecendo para evitar a contaminação.

– Lavar as mãos com água e sabão ou uso de álcool gel;

– Cubra o nariz e boca com o braço ao espirrar ou tossir;

– Evite aglomerações se estiver doente;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Não compartilhe objetos pessoais

Neste link tem uma cartilha para que você possa explicar de uma maneira mais lúdica sobre esse assunto para os pequeninos que estão cada vez mais antenados nos assuntos do dia a dia.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *