ATEAL apresenta a Exposição ArTeiros no Maxi Shopping Jundiaí de 10 a 31 de janeiro

A promoção da arte como cultura de inclusão social foi o foco do projeto ArTeiros, desenvolvido pela ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, subsidiado pelo CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, de Jundiaí.

O projeto foi ministrado durante todo o ano de 2019 pela arte educadora Giovanna Cardin e apoio do intérprete de LIBRAS Roger Santos, com aulas de arte/criatividade semanais dentro da ATEAL, juntamente com passeios mensais – com familiares de cada aluno – a equipamentos culturais diversos de Jundiaí e São Paulo.

Nem todos os cidadãos têm acesso à arte de maneira completa, muitos são privados de apreciar ou praticar diversas atividades artísticas ou culturais porque poucos locais apresentam acessibilidade.

O projeto ArTeiros atuou como observatório à arte e aos espaços existentes e fomentou a produção em cada assistido, deficiente auditivo ou com distúrbio da comunicação, valorizando a criatividade pessoal e contextualizada de sua realidade.

Como observadores dos equipamentos culturais visitados – os surdos e ouvintes – integrantes do projeto ArTeiros, puderam traçar referências dentro de seus parâmetros de acessibilidade, apontando a comunicação como maior dificuldade. Com isso, foi desenvolvido e será lançado o Guia de Acessibilidade Cultural de Jundiaí – GAC Jundiaí.

Boa parte da produção artística do projeto e o GAC Jundiaí, estará na Exposição ArTeiros, e poderá ser visitada no Maxi Shopping Jundiaí entre 10 a 31 de janeiro – na Praça das Bandeiras, Piso 1, com Curadoria de Giovanna Cardin.

Autor Redação Mães de Jundiaí

Redação Mães de Jundiaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *